A passagem de um navio pelo canal de navegação do Porto de Santos pode ter sido o motivo para a queda, ontem, de uma escada de acesso ao cargueiro The Able, que estava atracado no cais do Armazém 12A do complexo marítimo...


Clipping - Marítimo
Passagem de cargueiro afeta navio atracado no Paquetá
05/10/2017
Capitania investigará velocidade da embarcação e esquema de amarração de graneleiro.

A passagem de um navio pelo canal de navegação do Porto de Santos pode ter sido o motivo para a queda, ontem, de uma escada de acesso ao cargueiro The Able, que estava atracado no cais do Armazém 12A do complexo marítimo. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) investigarão caso e as condições de amarração da embarcação. Não houve vítimas.

O incidente aconteceu por volta das 7h30 na região do Paquetá. Neste momento, o The Able realizava o carregamento de fio mil toneladas de milho, no Terminal 12A. Enquanto isso, o navio Pti Nile seguia para o terminal Ageo, na Ilha Barnabé.

A passagem do cargueiro causou um efeito hidrodinâmico na embarcação que estava atracada, fenômeno denominado Passing Ships (navios em passagem, em tradução livre do inglês). Isto acontece porque, com seu deslocamento e o movimento da água, o navio atracado é afetado, o que pode causar riscos, caso os cabos de amarração não estejam bem presos.

Segundo testemunhas, o The Able se deslocou após a passagem do Pti Nile. Isso fez com que a escada utilizada para o acesso à embarcação e barras de ferro caíssem no mar. Segundo o estivador Ricardo Cardoso, que estava no cais, o problema foi causado porque o navio trafegava rapidamente.

“Ele passou em uma velocidade muito grande. Entortou cabos e a escada virou e caiu na água. Só fiquei mais preocupado em correr, com medo de ser atingido por um cabo e morrer”, contou o estivador.

Mas segundo o gerente de Operações da Praticagem de São Paulo, Viriato Geraldes, não houve excesso de velocidade. “O limite é 9 nós (16 quilômetros por hora). O navio estava a 8,5 nós (15,7 quilômetros por hora)”, explicou.

Geraldes destacou que outros fatores podem ter causado o incidente. As condições de amarração do The Able são o principal ponto a ser avaliado.

Isto acontece por que, naquela região, há uma curva no canal, o que demanda ainda mais cuidado na navegação. O fato de terem sido instaladas defensas adicionais para manter uma distância entre o navio e o cais e outro fator que deve ser levado em consideração na hora da amarração.

Por fim, Geraldes destaca ainda a maré de vazante forçando um deslocamento ainda maior entre o navio e o cais. “O navio fica mais suscetível à mare e ela amplifica os efeitos de interação entre navios”, explicou.

O gerente da Praticagem relembra que há um estudo elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), contratado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que administra o Porto de Santos, que analisou especificamente os efeitos da interação entre navios.

No material, os pesquisadores recomendam a elaboração de um plano de amarração para cada tipo de navio, de acordo com o local de atracação. Além disso, destacam a necessidade de uma fiscalização constante pela Autoridade Portuária.

INVESTIGAÇÃO

“Normalmente, os navios, durante a passagem, provocam movimentos nas embarcações atracadas. Primeiro elas se deslocam e depois voltam ao normal. Mas esse movimento não pode ser tão grande a ponto de causar um acidente”, destacou o capitão-de-mar-e-guerra Alberto José Pinheiro de Carvalho, comandante da Capitania dos Portos de São Paulo.

Segundo o oficial, a Autoridade Marítima vai priorizar duas frentes de investigação. “Vamos solicitar informações da Praticagem e da agência sobre a velocidade do navio que estava trafegando. E também verificar qual era o esquema de amarração e o estado de conservação dos cabos”.

O capitão dos portos explicou que peritos foram enviados ao local para apurar as primeiras informações. A conclusão das investigações deve ser conhecida em 90 dias.
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Fonte:  A Tribuna  Link direto:  Clique aqui
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