O novo sistema de acesso de caminhões ao Porto de Vitória será ainda este ano, começando pelo cais de Capuaba, em Vila Velha. O projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente...


Clipping - Portos e Logística
Portolog agiliza o acesso rodoviário
30/10/2017
O novo sistema de acesso de caminhões ao Porto de Vitória será ainda este ano, começando pelo cais de Capuaba, em Vila Velha. O projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente (Portolog) aumentará a eficiência e reduzirá tempo e custos. Os caminhões só chegarão ao porto com horário agendado, de forma sincronizada com a chegada e operação dos navios.

Com a mudança no acesso, antes de chegar ao porto, os caminhões serão direcionados para pátios de triagem e permanecerão aguardando o cadastramento/agendamento no sistema PORTOLOG, até o horário de saída para aos terminais portuários.

O Portolog interliga outros projetos, como o Porto Sem Papel (PSP) e o Sistema de Monitoramento do Tráfego de Embarcações (VTMIS). O PSP é uma janela virtual única, nacional, que reúne informações e documentação para agilizar a liberação de cargas, reunindo num só documento, mais de 140 formulários antes usados em papel. Já o VTMIS proporciona mais segurança às embarcações, também contribuindo para maior agilidade nas operações portuárias.

A coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento da Codesa, Camila Bridi, informa que "a partir do mês o sistema estará no ar e as equipes já estão sendo treinadas para as operações. O objetivo é melhorar o acesso terrestre, evitando as filas de caminhões nos arredores do porto e nas cidades. Vamos tornar o Porto de Vitória mais ágil e ainda mais competitivo em relação aos outros portos brasileiros", ressaltou.

Obras

A construção de portarias qualificadas é uma das principais obras do Portolog, onde o portal será totalmente integrado tecnologicamente. Além de áreas públicas do porto, terminais e pátios, o programa abrange os corredores rodoviários do país, interligado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq) e Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

Coube a empresa Ergos Group a instalação do sistema no Porto de Vitória. Com a implantação das novas tecnologias, há reconhecimento de caracteres não só da placa do veículo como do número do contêiner, bem como automação de gates, RFID (tecnologia de radiofrequência) e circuito fechado de TV com foco em segurança e controle de acesso.

O CEO da empresa, Maxwell Rodrigues, está otimista quanto ao andamento das obras no Porto de Vitória e no Cais de Capuaba e do funcionamento do sistema: "Contamos com especialistas que atuaram nos maiores portos automatizados do mundo. Vitória mais uma vez sairá na frente em termos de tecnologiaâ??, destacou.
As notícias publicadas no clipping refletem as opiniões dos seus respectivos autores e não do Escritório. Sendo o clipping apenas uma reprodução das notícias extraídas de fontes diversas, o Escritório não se responsabiliza pelas informações publicadas ou por danos causados pelo uso dessas informações.
Fonte:  Portos e Navios  Link direto:  Clique aqui
Leia mais notícias sobre:  
Voltar
  Últimas Datas
21/11/2017
17/11/2017
16/11/2017
14/11/2017
13/11/2017
10/11/2017
09/11/2017
08/11/2017
07/11/2017
06/11/2017
03/11/2017
01/11/2017
31/10/2017
27/10/2017
26/10/2017

Para localizar um Clipping específico, utilize o formulário abaixo:

Busca por assunto / Busca por data
Infront Informatização Empresarial