
O “Green Technology Tracker”, relatório recém-lançado da Clarksons Research, estima que a construção de navios encomendados no ano passado para uso com combustíveis alternativos alcançou nível recorde.
As encomendas, em seu nível mais alto desde 2007, contemplaram a opção por combustíveis alternativos em 50% dos contratos.
820 navios foram encomendados, com 62,2 milhões de GT envolvendo capacidade para combustível alternativo, um nível recorde de investimento.
A tecnologia que permite o uso de combustível duplo com GNL dominou essas encomendas e representa 70% da tonelagem com combustíveis alternativas encomendadas, excluindo os gaseiros. O metanol teve participação reduzida de 30% para 14%.
A Clarksons enumera encomendas de 297 navios capazes de usar GNL, excluindo gaseiros, 118 para metanol, 25 para amônia, 72 para GLP e 12 para hidrogênio.
O Green Technology Tracker também observou que as encomendas de embarcações com um status de “prontas” para usar combustível alternativo aumentaram para cerca de um quinto de todas as encomendas.
Fonte: Revista Portos e Navios