unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/08/09

Petroleiros cobram da Transpetro explicações sobre cancelamento de contratos

Joacir, da FUP, quer que Transpetro se explique

A Transpetro terá que explicar ao Fórum dos Trabalhadores da Construção Naval os motivos que a levaram a suspender os contratos dos lotes 5 e 6 (dois navios gaseiros) que seriam construídos no estaleiro Itajaí, em Santa Catarina.
A estatal, através de uma carta, comunicou ao estaleiro o cancelamento desses dois contratos que estavam orçados em cerca de R$ 40 milhões cada, conforme disse nesta terça-feira ao MONITOR MERCANTIL o diretor da Federação Única dos Trabalhadores (FUP) e presidente do Fórum dos Trabalhadores da Construção Naval, Joacir Pedro.

– São dois navios de gás em que o estaleiro Itajaí participou da licitação. Estava apto à construção dessas embarcações e, sem explicação, a Transpetro mandou uma carta para o estaleiro suspendendo a construção dos navios do lote 5 e 6.

O sindicalista explicou que, inicialmente, os contratos eram de quatro navios. Deste total, segundo ele, duas foram transferidas para o estaleiro Mauá, em Niterói, e dois que ficaram (lotes 5 e 6) foram suspensos.

– Ainda não há uma explicação sobre os motivos da suspensão. Inicialmente, diziam que os contratos foram cancelados porque o estaleiro estava com dívidas trabalhistas. No entanto, de acordo com o sindicato dos Metalúrgicos de Itajaí, isso foi sanado com a compra do estaleiro pela Alcano. Tanto estava sanado que o estaleiro participou da licitação – comentou.

Joacir acrescentou que, quando há uma dívida trabalhista, o estaleiro não pode participar da licitação.

– O Itajaí participou da licitação. Depois de eles serem classificados para o segundo pleito, que diz respeito aos preços, houve uma desistência da Transpetro, através de uma carta, suspendendo a construção dos lotes 5 e 6. O fórum está pedindo uma reunião com a direção da Transpetro para saber o motivo real dessa desistência, uma vez que já estava decido que seriam construídos em Itajaí. (
Monitor Mercantil )