Os contêineres terão o maior crescimento operacional no Porto de Santos até 2024. Conforme projeções iniciais do master plan do complexo marítimo (estudo que avalia a demanda atual e futura de cargas e a necessidade de infra-estrutura), a região chegará a movimentar anualmente 9 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), um acréscimo de 214% no perãodo.
Também integrantes do levantamento, as análises sobre os contêineres apontam que o segmento crescerá entre 43% e 48% a cada cinco anos.
Este ano, a expectativa da Codesp é que o complexo possa escoar 2,87 milhões de TEUs. Mas, em 15 anos, a previsão é que este setor registre a operação de pouco mais que o triplo desse total.
Santos é líder em contêiner no Brasil e dificilmente será alcançado. Mas temos uma movimentação ainda muitopequena, se comparado com o mercado mundial, especialmente com os portos da Ásia. Enquanto um só porto da China, por exemplo, hoje movimenta 60 milhões de TEUs, vamos chegar a 9 milhões conforme o estudo, avaliou o presidente da Codesp, José Roberto Serra.
De acordo com o executivo, o cais santista chegará a 4,25 milhõesde TEUs em 2014, seguindo para 6,29 milhões em 2019, e atingindo finalmente os 9 milhões em 2014.
Para atingir esse potencial, o presidente da Codesp revelou que estão contabilizadas as ofertas de uma nova infra-estrutura portuária. Ele incluiu os novos terminais projetados para as regiões de Conceiçãozinha e Prainha (atualmente ocupadaspor favelas, em Guarujá, na Margem Esquerda do complexo), o Brasil Terminal Portuário (no antigo Lixão da Alemoa, na Margem Direita, em Santos, em fase de licenciamento ambiental), o Barnabé-Bagres (novo conjunto de terminais que será construído entre as ilhas Barnabé e Bagres, em frente à Alemoa) e as expansões e melhorias de produtividade das instalações atuais.
VEÍCULOS
O aumento esperado para os embarques de veículos será menor do que o previsto para oscontêineres. Entretanto, esse segmento irá quase duplicar suas operações, saltando de 314 mil unidades por ano para 600 mil.
Até chegar à estimativa de 2024, a movimentação deve passar por 374 mil unidades nos próximos cinco anos e 469 mil em dez anos. Por perãodo, o crescimento será de 19%, 25,4% e 27,9%, respectivamente.
No ano passado, Santos registrou a movimentação de 289.645 veículos. Neste ano, até junho último, já foram 86.914 unidades.(Fonte: A Tribuna/Santos,SP/DIOGO CAIXOTE)