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Com esta aquisição, a Sulnorte passa a contar com uma frota de 22 rebocadores, sendo 15 azimutais.
A empresa Sulnorte afretou na modalidade a tempo, dois rebocadores construídos no Brasil, e que já operavam também no país, para atender o mercado da região Norte. Ambos foram contratados por longo prazo e seguirão a demanda de negócios da empresa, bem como os planos de novas construções. Com essas duas aquisições, a Sulnorte passa a operar com uma frota de 22 rebocadores.
De acordo com a empresa, o mercado de uma maneira geral já demandava uma presença mais robusta da Sulnorte naquela região, onde atua desde 2018. Assim, o incremento da frota com os dois rebocadores irá propiciar a expansão imediata para o complexo portuário de Barcarena/Vila do Conde, atendendo a uma necessidade do local e também dos clientes.
O Victório e América, como foram batizados, são rebocadores azimutais de 45 e 50 toneladas de capacidade de bollard pull. Agora, a empresa fica ao todo com 15 rebocadores azimutais em sua frota. As duas embarcações fazem parte da classe mundial, tendo sido projetados pela empresa de arquitetura e engenharia naval canadense Robert Allan Ltd., parceria da Sulnorte há mais de 20 anos.
Além do afretamento dos rebocadores, a empresa também está com um novo projeto, em parceria com o Estaleiro Rio Maguari, que possibilitará a construção de dez rebocadores portuários Ramparts 2500. Tais embarcações também serão construídas com base em projeto da Robert Allan Ltd. e apresentam as seguintes características: 25 metros de comprimento, 12 de boca, pontal de 4,6 metros, 75 toneladas de tração estática e potência de 4.700 Kw.
O projeto será focado em operações de apoio portuário, contemplando embarcações com porte mais compacto, com potência e bollard pull adequados a variadas demandas das atividades de apoio. Segundo a empresa, os custos operacionais, conservação e manutenção serão otimizados em um projeto “sustentável e eficiente”, frisou a Sulnorte.
Fonte: Revista Portos e Navios