Os investimentos da Santos Brasil para a modernização do Convicon – terminal de contêineres de Vila do Conde, no Pará – já estão refletindo em sua produtividade e eficiência. Desde o início da operação do novo guindaste portuário móvel sobre rodas, do tipo MHC, em junho, o índice que mede a movimentação de contêineres por hora em um navio (mph) subiu para uma média de 45 mph. Antes, o índice médio era de 25 mph em cada embarcação atracada no terminal. O investimento para aquisição do novo aparelho foi de cerca de R$ 8 milhões.
Agora o Convicon conta com dois MHCs, sendo o único terminal de contêineres da região norte a utilizar esse tipo de aparelho, com capacidade para movimentar até 100 toneladas. O equipamento é capaz de operar navios de grande porte, do tipo Panamax.
Além de um novo MHC, o terminal recebeu neste ano também mais duas reach stackers – empilhadeira para movimentação de contêineres. O local possui atualmente quatro reach stackers para contêineres cheios e uma para contêineres vazios.
Localizado a 96 quilômetros do centro industrial e comercial da cidade de Belém, o Convicon será alvo, até 2012, de investimentos de R$ 30 milhões da Santos Brasil. O objetivo da empresa, com isso, é ampliar a capacidade de movimentação do terminal e transformá-lo no mais importante gateway da região Norte do País.