Mais desenvolvimento, segurança e expansão do modal portuário. Com esses objetivos, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inaugurou nesta segunda (23) um conjunto de obras no porto organizado do Espírito Santo. O pacote de melhorias, com oito intervenções realizadas, garantirá maior competitividade do mercado capixaba frente aos demais portos do país. De quebra, vai permitir a criação de novos negócios, em especial os de granéis agrícolas.
“Por orientação do presidente Lula, nós estamos ampliando os investimentos em todo o Brasil e não é diferente no Espírito Santo. Seja por meio de recursos públicos ou privados, o estado continuará prosperando por diferentes motivos. O primeiro deles é pela localização estratégica, também pelo grande potencial que existe no porto e pela capacidade empreendedora que tem o povo capixaba”, destacou o ministro Costa Filho.
O titular da pasta de Portos e Aeroportos indicou que o crescimento na movimentação de cargas está diretamente ligado aos aportes que estão sendo realizados. “O setor portuário aqui no estado cresceu mais que 15% no primeiro semestre. Quando a gente observar esse crescimento, aliado aos investimentos de R$ 180 milhões, eles são fundamentais para a gente, cada vez mais, melhorar a infraestrutura dos modais de transportes e ampliar o poder de capacidade dos portos do Espírito Santo”, ressaltou.
As benfeitorias realizadas nos portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho devem impulsionar a economia do estado, que tem como destaque a produção de petróleo e gás e a exportação de produtos siderúrgicos e minérios. Ao todo, as intervenções contaram com investimento de R$ 180 milhões aportados pela Vports, concessionária privada responsável pela gestão dos complexos do Espírito Santo.
Presente no evento, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse que o estado tem trabalhado na eficiência e na qualificação de profissionais. “Nós temos aqui uma necessidade de consolidar de forma muito objetiva uma eficiência portuária. O nosso estado precisa de uma infraestrutura eficiente e, modéstia a parte, não existe uma região mais organizada do que a nossa. O comércio internacional é uma âncora para assegurar o nosso futuro e esse investimento que está sendo feito aqui é muito importante para conectar os nossos modais”, assegurou.
Obras entregues
Realizadas ao longo de 24 meses, as melhorias entregues nesta segunda-feira incluem a reforma estrutural dos berços de atracação 206, utilizado para movimentação de combustível, e 905, que proporcionará maior segurança aos trabalhadores e embarcações que chegam ao porto. Também houve a reforma dos armazéns graneleiros do Terminal de Cereais de Capuaba, com a intervenção nos dois silos, com capacidade para armazenamento de 80.000 toneladas de produtos como trigo e malte.
Para maior segurança das operações, o complexo portuário ganhou um novo sistema de combate a incêndios, alinhado com as regras internacionais do setor. Outra importante intervenção foi a recuperação e revitalização da estrutura ferroviária que passa por dentro do porto. A conclusão desse trabalho vai possibilitar o aumento da movimentação de carga via férrea, melhorando a logística de transporte entre os modais.
Porto intermodal
A utilização da ferrovia para movimentação de produtos abre caminhos para a criação de uma nova rota logística entre Espírito Santo e os estados da região Centro-Oeste, em especial Goiás e a região do Triângulo Mineiro. Mais do que permitir a integração entre os modais, a via férrea vai diminuir o custo logístico e o transporte de produtos agrícolas. A expectativa é de que a nova estrutura ferroviária – ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – seja utilizada especialmente para movimentação de fertilizantes e farelo de soja, com maior capacidade, eficiência e agilidade.
Novos investimentos
Durante o evento desta tarde, o ministro Silvio Costa Filho fez anúncio de novos investimentos para o porto organizado do estado. O principal dele foi a assinatura do termo para realização de serviço de dragagem dos Portos de Vitória e Barra do Riacho. Para essas intervenções serão investidos R$ 26 milhões pela concessionária dos complexos.
O aporte permitirá a manutenção da profundidade do canal, garantindo os calados operacionais para recebimento de navios maiores. Para Vitória, está previsto um volume de dragagem de 280 mil metros cúbicos. Em Barra do Riacho, o volume será de 350 mil metros cúbicos, onde será feita a primeira intervenção desse tipo desde 2013. As obras estão previstas para acontecer entre outubro deste ano e fevereiro de 2025.
Fonte: Agência Porto