unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/10/24

ANP aprova estudos de três blocos exploratórios no pré-sal

Os estudos dos blocos de Quartzo, Calcedônia e Opala serão enviados ao MME para avaliação e possível inclusão em futuras rodadas de licitação

A ANP aprovou os estudos geológicos e econômicos dos blocos exploratórios Quartzo, Calcedônia e Opala, informou a agência nesta segunda-feira (21). Os estudos fazem parte do segundo projeto, chamado projeto Opala, e está relacionado ao Calendário Estratégico de Avaliações Geológica e Econômica para o Polígono do Pré-Sal, instituído no final de dezembro de 2023. 

A área total proposta é de aproximadamente 3.900 km², além de ser classificada como de elevado potencial. Há estimativas que apontam para a existência de condições efetivas de sustentação para projetos técnica e financeiramente viáveis na região.

Tais estudos serão encaminhados ao Ministério de Minas e Energia (MME), com o objetivo de serem avaliados para uma possível inclusão em futuras rodadas de licitações. É responsabilidade do MME propor ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a definição dos blocos que poderão ser objeto de rodadas de licitações de partilha de produção e os parâmetros a serem adotados. 

O calendário estratégico tem o intuito de promover a transparência e a previsibilidade para que o mercado consiga direcionar os investimentos futuros. Com esta ferramenta, os agentes econômicos terão acesso antecipado às informações de localização das áreas que serão estudadas pela ANP e que possivelmente estarão na Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP). 

Fonte: Revista Brasil Energia