A empresa encontrou recursos adicionais de condensado de gás no campo de Harald, em águas rasas da costa oeste da Dinamarca
A TotalEnergies anunciou nesta terça-feira (29) a descoberta de recursos adicionais de condensado de gás no campo de Harald, localizado em águas rasas, a 250 km da costa oeste da Dinamarca. O poço descobridor, Harald East Middle Jurassic (HEMJ-1X), foi perfurado na parte oriental do campo e encontrou 48 m de condensação líquida de gás em um reservatório de boa qualidade.
Segundo comunicado da empresa, o poço será imediatamente conectado à plataforma Harald e deve começar a produzir antes do final do ano por meio da infraestrutura existente de Harald e Tyra.
As atividades de perfuração começaram em junho de 2024, através da plataforma auto-elevatória Shelf Drilling Winner, na área de Harald East, perto da fronteira com a Noruega.
“O sucesso do poço HEMJ-1X demonstra a força da nossa estratégia de exploração. Esta descoberta adicional no campo Harald contribuirá para o fornecimento de energia à Dinamarca, ao impulsionar nossa produção existente no Mar do Norte, em linha com o Danish National Compromise”, afirmou o vice-presidente sênior de Exploração da TotalEnergies, Kevin McLachlan.
O campo é operado pelo Danish Underground Consortium, do qual a TotalEnergies é a operadora (43,2%), com os parceiros BlueNord (36,8%) e Nordsøfonden (20%).
“Aguardando mais dados e resultados finais, espera-se que o poço HEMJ aumente a produção do campo, estenda a vida útil do hub Harald e contribua para a segurança do fornecimento de energia na Dinamarca e na Europa”, acrescentou Miriam Lykke, Diretora de Operações da BlueNord.
Fonte: Revista Brasil Energia