A Portos do Paraná firmou uma carta de intenções com a China Merchants Port Holdings (CMPort), uma das maiores operadoras globais de terminais de contêineres e acionista do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). O termo visa promover a cooperação técnica e comercial entre as partes, com foco em construção de portos sustentáveis e inteligentes, aplicação de novas tecnologias, intercâmbio de pessoal para troca de experiências e colaboração em temas de ESG (ambiental, social e governança).
Além da ampliação da infraestrutura do TCP, o acordo inclui discussões sobre novas concessões e leilões previstos até o final de 2025, visando a modernização do Porto de Paranaguá. Desde 2019, cinco leilões já foram realizados, totalizando cerca de R$ 4 bilhões em melhorias. Até 2025, mais três leilões de áreas portuárias (PAR 14, 15 e 25) devem atrair investimentos de mais de R$ 2 bilhões.
O evento ocorreu em Shenzhen, China, com a presença de representantes do governo brasileiro, incluindo o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. O grupo brasileiro também realiza uma visita técnica aos principais terminais portuários da China, incluindo Xangai, e participará de reuniões em Pequim com fundos de investimento e autoridades chinesas para explorar futuras oportunidades de cooperação.
Fonte: Revista Portos e Navios