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Clippings - 26/11/24

Pernambuco identifica oportunidades para estaleiros locais

Governadora Raquel Lyra destacou processos do sistema Petrobras com potencial de encomendas para estaleiros em Suape, que já têm histórico de entregas para companhia em seus portfólios

O governo de Pernambuco identifica um momento de boas oportunidades para a construção naval no estado, em especial pelas licitações em andamento e previstas para os próximos anos para a construção de embarcações para o sistema Petrobras. A governadora Raquel Lyra (PSB) disse, na última sexta-feira (22), que sua gestão vem mantendo conversas com os estaleiros locais e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre os potenciais para projetos que estão no radar da construção naval.

“Não dá para esperar um ano para voltar a operar com a capacidade máxima, os contratos estão sendo fechados agora. O desafio que a gente tem é poder colocar Pernambuco produzindo navios para a Petrobras e depois voltar a produzir navios para além da Petrobras”, afirmou a governadora, durante discurso em evento no complexo portuário e industrial de Suape.

Raquel Lyra citou a recente licitação da Transpetro para contratação de quatro navios classe Handy, com preço da ordem de R$ 450 milhões por cada unidade. Esse processo recebeu uma única proposta, apresentada pela Ecovix, proprietária do Estaleiro Rio Grande (RS), e pelo grupo Mac Laren, que atualmente está em fase de análise pela subsidiária da Petrobras para homologação do resultado dos vencedores da concorrência.

A governadora acredita que, após anos de estagnação, o momento é mais favorável para a economia pernambucana e para a indústria naval. “Temos trabalhado todos os dias para permitir que esse tempo possa passar e que a gente veja de novo a construção de navios acontecendo em Pernambuco através da força que tem o Estaleiro Atlântico Sul (EAS)”, projetou.

Raquel também vê o Vard Promar em condições de participar da retomada da produção de navios para que a produção da Petrobras possa crescer no Brasil. Os dois estaleiros possuem histórico de entregas para a companhia em seus portfólios, com petroleiros e gaseiros no antigo Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef).

Fonte: Revista Portos e Navios