O diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, revela que o investimento da estatal para os próximos anos – a ser concentrado na extração de óleo na área do Pré-Sal e construção de refinarias – é viável com o petróleo a US$ 40. Barbassa afirma que, no momento, o preço está a confortáveis US$ 60 e, além disso, a Petrobras já conseguiu equacionar sua situação financeira, obtendo recursos a juros que variam entre 4% e 8% ao ano.
– Os estudos indicam que, em dez anos, a produção mundial de petróleo sofrerá queda em 30 milhões a 40 milhões de barris diários. Assim, as perspectivas de preço do produto são de alta.
Após produzir 2,4 milhões de barris/dia em 2008, a estatal deverá chegar a 2,7 milhões de b/d este ano, atingindo 3,7 milhões em 2013 e 5,57 milhões de b/d em 2020 – quando 1/3 já deverá vir da área do Pré-Sal. Segundo Barbassa, o consumo brasileiro deverá ser de 3 milhões de b/d em 2020, o que propiciará a exportação da expressiva parte restante – quase 3 milhões de b/d.(Fonte: Net Marinha – Sérgio Barreto Motta)