Prioridade será contratação de supridores de cargas rápidas. Abertura das propostas está prevista para janeiro de 2025
A Petrobras lançou, nesta segunda-feira (9), o edital para afretamento de até quatro FSVs (supridores de cargas rápidas) e/ou LH (manuseio de linhas e amarrações), conforme a ordem de prioridade definida para os lotes. A comissão de licitação divulgou que a abertura das propostas está prevista para o dia 3 de janeiro de 2025. O certame será realizado em modo de disputa fechado e terá menor preço por item como critério de julgamento.
Tanto o lote 1 (FSV), quanto o lote 2 (LH) estão com a data de início dos serviços prevista para julho de 2025, ambas com 1.460 dias de prazo de execução. “A prioridade é a contratação de até quatro embarcações do tipo FSV. Em caso de insucesso na contratação de até quatro embarcações do tipo FSV, será possibilitada a contratação de embarcações do tipo LH, para complementar a demanda de quatro embarcações”, estabeleceu a empresa no edital.
O relatório mais recente da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam) e do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), verificou que, em setembro passado, 6% da frota em águas jurisdicionais brasileiras (AJB) eram compostas por FSVs ou crew boats (transporte de tripulantes), totalizando 25 unidades. Nesse período, foram listadas 63 embarcações classificadas como LHs ou SVs (mini supridores), o equivalente a 14% da frota total.
FSVs (Fast Suplly Vessel) são embarcações de alta velocidade como se fosse um PSV mais ágil. São utilizadas para transportar suprimentos diversos e pessoas para troca de turmas. Já os LHs (Line Handling) são embarcações que auxiliam no descarregamento do óleo das instalações de produção e armazenamento (FPSO e FSO) para os navios tanque e dos navios tanque para as monoboias.
Os LHs têm como atividade principal o manuseio de linhas e amarrações de navios tanque em monoboias, fazendo a transferência das linhas até as boias de amarração. Os LHs auxiliam os navios tanque enquanto eles são carregados em sistemas de atracação e participam de trabalhos de manutenção de mangotes flexíveis flutuantes.
Fonte: Revista Portos e Navios