Previsão é que conselho avalie pedido de financiamento para projetos dos 4 primeiros navios do TP25 na 57ª reunião ordinária, marcada para esta quinta-feira (12)
O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) deve analisar, nesta quinta-feira (12), a concessão de prioridade de financiamento para a construção de petroleiros. A previsão é que o conselho avalie o pleito para os quatro primeiros navios do programa de renovação e ampliação da frota da Transpetro (TP 25). A 57ª reunião ordinária do CDFMM será a quarta e última realizada em 2024.
Após a abertura das propostas comerciais, em novembro, a concorrência dos 4 navios classe Handy avançou para a fase de avaliação pela comissão de licitação, antes da homologação do resultado final. O processo teve 20 interessados e uma proposta única apresentada pelo consórcio formado pela Ecovix e pelo Estaleiro Mac Laren (RJ). A previsão da Transpetro é que o contrato seja assinado em janeiro de 2025.
Para o Sinaval, um eventual aumento de pedidos de financiamento ao FMM para projetos do setor de petróleo e gás nas próximas reuniões dependerá da decisão de seus contratantes, notadamente as empresas do sistema Petrobras. O presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, citou que, no caso dos FPSOs Seap 1 e Seap 2, a companhia optou por tomar financiamento do fundo setorial. “Na parte naval, a Transpetro também acreditou que é melhor o financiamento do FMM do que ela poder fazer um capex do dinheiro dela. Então ela não mexe no caixa. A empresa tem um financiamento de 90% do valor do bem, que é financiado em até 20 anos para ser remunerada”, analisou Rocha.
Fonte: Revista Portos e Navios