MPor informou que as principais solicitações são para embarcações da área de petróleo e gás e navegação interior
O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) aprovou 21 projetos que somam R$ 10,5 bilhões em prioridades de financiamento para projetos de construção, modernização, docagem, manutenção, conversão e reparo de embarcações. O montante foi resultado da 57ª reunião ordinária do CDFMM, realizada nesta quinta-feira (12), que avaliou 24 novos projetos. Portos e Navios apurou que, entre os projetos priorizados, estão os quatro primeiros navios, classe Handy, previstos no programa de renovação e ampliação da frota da Transpetro (TP 25).
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) informou que é o maior volume de recursos das reuniões realizadas nos últimos 10 anos, com destaque para projetos na área de petróleo e gás, com a produção de novas embarcações de grande porte. “O setor de petróleo continua sendo o que demanda mais recursos, tanto para as embarcações de apoio marítimo, quanto para a retomada da construção de navios Handy para transporte de derivados”, afirmou o secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, que presidiu a reunião.
Antunes também destacou as prioridades para a construção de embarcações para a navegação interior, concedidas nem 2023 e 2024, que somam R$7 bilhões em projetos deste segmento, o equivalente ao que foi aprovado no período entre 2011 e 2022. Além dos novos projetos, foram reapresentados 20 projetos, totalizando R$ 2,13 bilhões, envolvendo pedidos de extensão de prazo e alteração do estaleiro executor.
A resolução do CDFMM, contendo os projetos que obtiveram prioridade, será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União, e as empresas estarão habilitadas a contratar o financiamento por meio dos agentes financeiros conveniados (BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco da Amazônia – Basa). A próxima reunião do CDFMM está prevista para o dia 27 de março de 2025.
O secretário afirmou que os projetos, apresentados por diversas empresas, mostram um forte movimento de retomada da indústria naval e apontam para uma expansão da construção naval nos próximos anos. “2024 está sendo o ano da retomada da construção naval: são quase R$ 30 bilhões em projetos aprovados e mais de R$ 5 bilhões em projetos contratados”, disse Antunes.
Petroleiros
O projeto dos 4 navios classe Handy é a primeira etapa do TP25, que tem como objetivo a construção de 25 navios para a frota da Transpetro. Após a abertura das propostas comerciais, em novembro, a concorrência desses petroleiros avançou para a fase de avaliação pela comissão de licitação, antes da homologação do resultado final. O processo teve 20 interessados e uma proposta única apresentada pelo consórcio formado pela Ecovix e pelo Estaleiro Mac Laren (RJ). A previsão da Transpetro é que o contrato seja assinado em janeiro de 2025.
Fonte: Revista Portos e Navios