Após mais de uma década de vigência do sistema RADAR de controle do cadastro de empresas importadoras e exportadoras no SISCOMEX, iniciam-se boatos de que até Setembro próximo, a Receita Federal do Brasil adotará o Cadastro Positivo. Com ele, as empresas com bom histórico econômico e fiscal terão benefícios como a simplificação de procedimentos aduaneiros com a conseqüente redução de prazos de desembaraços.
Esperava-se já há anos por essa medida, tendo em vista que o rigoroso controle implantado pelo governo por tantos anos, teria já cumprido com seu principal objetivo de eliminar com as empresas laranjas em nosso comércio exterior e com isso dificultar drasticamente o contrabando e a lavagem de dinheiro.
As empresas brasileiras que hoje atuam em nosso comércio internacional são por essência acima de qualquer suspeita tendo em vista o tão rigoroso cadastro (RADAR) a que tem que se submeter.
Espera-se agora que a Receita Federal tenha a sensibilidade e a liberdade necessárias para atuar no sentido contrário ao que vinha seguindo, atuando para a maior liberação, mesmo que controlada, de nosso comércio com as demais nações do mundo.
Vive-se uma crise financeira mundial sem precedentes e todos os governos têm que ser cuidadosos, isso é verdade. Porém, a maior liberação de nosso comércio internacional, no momento, trará grandes ganhos para nossa economia. Maior inserção na economia mundial é condição básica para nosso desenvolvimento econômico e está associada ao esforço que percebemos do governo Lula em inserir o Brasil nas esferas de decisão políticas mundiais.
No nosso dia-a-dia de trabalho, observamos o grande número de empresas com bons projetos nos mais diversos ramos industriais, notadamente, no seguimento de Petróleo e Gás, que não conseguem prosseguir com seus planos face a dificuldade em concluir o cadastro RADAR da RFB.
Para nós, da NICOMEX LOGÍSTICA é muito frustrante observar esse fato, e, portanto, ficamos na firme torcida de que os boatos relativos ao Cadastro Positivo se concretizem e possamos experimentar um novo momento em nosso comércio exterior.
Os leitores do NICOMEX NOTÍCIAS serão informados sempre que obtivermos novas informações.
Por Gilberto Castro
Diretor Grupo NICOMEX