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Clippings - 30/12/24

Petrobras renova afretamento de sonda com a Ventura Offshore

Companhia assinou contrato de US$ 363 milhões para o afretamento do navio-sonda Carolina. O valor é referente ao período firme do contrato

O navio-sonda Carolina foi construído para operar em águas ultraprofundas. A unidade pode operar em lâmina d’água de 3 mil m, podendo perfurar em até 12 mil m (Foto: Divulgação Ventura Offshore)

A Petrobras renovou o afretamento do navio-sonda Carolina, da Ventura Offshore. O contrato foi avaliado em aproximadamente US$ 363 milhões para o período firme, de 910 dias (cerca de 2,5 anos), e inclui US$ 26 milhões para pagamentos de mobilização.

O acordo possui uma opção de extensão de 305 dias (totalizando um período de afretamento de 3,5 anos), que pode adicionar US$ 113 milhões ao valor do contrato, se exercida. O novo acordo será iniciado após o término do contrato atual, que foi iniciado em maio de 2023 e está previsto para ser finalizado em abril de 2026.

O contrato é, primariamente, para operação nos campos de Sépia e Atapu, localizados no pré-sal da Bacia de Santos. Além do navio-sonda Carolina, a Ventura Offshore possui outras duas embarcações em contrato com a Petrobras: a semissubmersível Victoria, unidade própria afretada até maio de 2026, e o navio-sonda Atlantic Zonda, que é propriedade de terceiros, cujo período firme do contrato está previsto para ser terminado em 2027.

Por fim, a semissubmersível Catarina completa a frota da Ventura Offshore. A unidade foi adquirida recentemente pela companhia, e iniciou um contrato com a Eni Indonesia, na Indonésia, em agosto deste ano. O contrato possui período firme até agosto de 2025, com possibilidade de ser estendido até o segundo trimestre de 2026.

A Ventura Offshore foi fundada em 1972, atuando inicialmente em áreas como fabricação de equipamentos de perfuração e produção. A partir de 1998, começou a operar unidades de perfuração. A companhia tem sua sede principal em Macaé (RJ) e possui bases de apoio e de logística localizadas em Houston, no Texas (EUA), e em Jacarta, na Indonésia.

Fonte: Revista Portos e Navos