A certificação ISCC EU RED é para o comércio do combustível VSL B24 no Terminal de Rio Grande (TERIG)
![](https://static.brasilenergia.com.br/upload/2025/1/15b0cf289c814bf5b67e5a21e78a4ca3-770x0.jpg)
A Petrobras recebeu o certificado internacional ISCC EU RED para a comercialização de bunker com conteúdo renovável no Terminal de Rio Grande (Terig), no Rio Grande do Sul.
O certificado foi concedido na última quinta-feira (16). O Very Low Sulfur (VLS) B24, com produção pela Petrobras, é uma mistura de bunker de origem mineral com 24% de biodiesel.
A International Sustainability & Carbon Certification (ISCC) é uma certificação internacional no âmbito da European Renewable Energy Directive (EU RED). Nela é aplicável a rastreabilidade e cálculo das emissões de gases de efeito estufa de matérias-primas e bioprodutos sustentáveis, o que permite a comercialização de VLS B24 com biodiesel certificado.
Em julho de 2024, a ANP aprovou a comercialização de combustível marítimo com biodiesel à Petrobras. Esta foi a primeira autorização concedida pela agência para este tipo de comercialização.
Em comparação ao bunker 100% mineral, o VLS B24 tem o potencial de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em, aproximadamente, 20%, dependendo da matéria-prima utilizada na produção do biodiesel e considerando o ciclo de vida completo do produto.
Fonte: Revista Brasil Energia