Concessão da área de 13,5 mil m², leiloada em agosto de 2024, é destinada à movimentação principalmente de óleos básicos, exceto produtos inflamáveis
A Secretaria Nacional de Portos e a Portos Rio firmaram, na última semana, um contrato de arrendamento com a Iconic Lubrificantes, licitada em modelo simplificado em agosto do ano passado. A empresa arrendou no porto organizado do Rio de Janeiro (RJ) a área RDJ06, que tem 13.560 metros quadrados (m²), nos quais serão implantados equipamentos e edificações para a movimentação e armazenagem de granéis líquidos.O escopo compreende principalmente óleos básicos, exceto produtos inflamáveis, conforme regras previstas no contrato. O contrato foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22). O arrendamento possui 10 anos de vigência. valor global do contrato de arrendamento é de aproximadamente R$ 186 milhões, correspondente ao montante estimado de receitas a serem obtidas pela arrendatária para explorar as atividades durante o prazo de vigência do contrato.
A licitação do terminal RDJ06 ocorreu em agosto de 2024 na B3, em São Paulo. De acordo com a Portos Rio, o terminal arrendado possui uma capacidade anual de movimentação de quase 140 mil toneladas, com expectativa de impulsionar o mercado de lubrificantes na região Sudeste. A Iconic deverá investir na modernização e operação do terminal.
Fonte: Revista Portos e Navios