A empresa é uma das cinco que disputam a concorrência da Petrobras para contratar o afretamento de quatro barcos de apoio. Além dela, participam a CMM Offshore, Tranship, Ambipar e Locar
Cinco empresas apresentaram propostas à Petrobras na licitação de quatro barcos de apoio – a Baru Offshore, CMM Offshore, Tranship, Ambipar e Locar. As duas primeiras disputam o afretamento de barcos de apoio do tipo FSV (Fast Support Vessel), de transporte rápido de suprimentos e pessoas até as unidades produtoras. As outras três, o afretamento de barcos de apoio do tipo LH (Line Handler), de manuseio de linhas.
No edital, a Petrobras informou que a intenção era contratar quatro FSVs. Apenas se não fosse possível, partiria para os LHs. Como a empresa recebeu apenas duas propostas para FSVs, ela vai ser obrigada a afretar os dois tipos de embarcação.
A melhor proposta para os FSVs partiu da Baru Offshore, que ofereceu taxa diária de US$ 123 mil. A oferta da CMM foi de US$ 139 mil. Na concorrência dos LHs, a Tranship saiu na frente (US$ 45,4 mil), seguida da Ambipar (US$ 47 mil) e da Locar (US$ 48 mil).
A contratação de barcos de apoio faz parte do plano da Petrobras de reforçar a área de Exploração e Produção. O último grande contrato de construção e afretamento de embarcação de apoio foi assinado no mês passado, com a Bram Offshore e a Starnav Serviços Marítimos, no valor de R$ 16,5 bilhões.
Nessa licitação de FSVs e LHs, a estatal repetiu a cobrança de conteúdo local adotada nas últimas concorrências, de 40%. O início da atividade dos barcos está previsto para julho deste ano e o prazo de validade do contrato é de quatro anos.
Fonte: Revista Brasil Energia