
Ministro Silvio Costa Filho destaca concessões e modernização da infraestrutura logística
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta quinta-feira (6) que os investimentos no setor portuário brasileiro devem atingir R$ 20 bilhões até 2026. Durante entrevista ao programa ‘Bom Dia Ministro’, do canal Gov, ele ressaltou a importância das hidrovias para a logística nacional e os desafios da navegação interior, especialmente em períodos de estiagem.“O Brasil tem um grande potencial hidroviário, com 8.000 quilômetros de hidrovias navegáveis, que podem chegar a 42.000 km. Isso representa uma redução de até 40% nos custos logísticos e uma alternativa sustentável para o transporte de cargas e passageiros”, afirmou o ministro.
O governo federal está priorizando a concessão de hidrovias estratégicas, como as do Paraguai-Paraná e do Rio Madeira, no Amazonas, para facilitar o escoamento da produção agrícola e o transporte de passageiros. De acordo com Silvio Costa Filho, essas rotas são essenciais para a logística do Arco Norte, que já representa 30% das exportações de grãos do país.
“A cada 25 barcaças, temos 500 caminhões a menos nas estradas. Isso não só reduz custos, mas também contribui para a descarbonização do transporte de cargas”, destacou.
Entre as principais preocupações do setor está a estiagem, que compromete a navegabilidade em rios como o Madeira. Para mitigar os impactos, o governo investe em dragagens com contratos de longo prazo. “Estamos licitando dragagens com prazo de cinco anos, para evitar prejuízos ao escoamento da safra”, explicou o ministro.
Além do transporte de cargas, o governo busca impulsionar o transporte de passageiros por hidrovias, especialmente na Amazônia. Segundo Silvio Costa Filho, estão sendo oferecidas linhas de crédito para a modernização das embarcações. “Queremos estimular o transporte de passageiros, que é essencial para o desenvolvimento social e econômico dessas regiões”, afirmou.
No setor portuário, o governo já investiu mais de R$ 3 bilhões desde 2023, com previsão de mais R$ 2 bilhões para 2025. O crescimento da movimentação de contêineres nos portos brasileiros foi de 18%, o maior da história. “Os portos são estratégicos para o agronegócio e para a economia do país. Em 2024, tivemos um crescimento de 5% no setor portuário, com destaque para os portos públicos, que cresceram 7%”, disse o ministro.
A descarbonização também está no radar do governo, que aposta no uso de combustíveis sustentáveis e na modernização da frota. “O Brasil será o maior exportador de SAF do mundo. Temos 15 plantas em operação ou em construção, e isso coloca o país na vanguarda da descarbonização do transporte”, concluiu Silvio Costa Filho.
Fonte: Revista Portos e Navios