
Os esforços internacionais para reduzir as emissões de GEE do transporte marítimo deram um passo à frente quando o Grupo de Trabalho Intersessional da IMO sobre Redução de Emissões de GEE de Navios (ISWG-GHG 18) concluiu sua última rodada de discussões na sexta-feira.
A Estratégia de Redução de GEE da IMO para 2023 compromete os Estados-Membros a adotar medidas de médio prazo para reduzir as emissões de GEE dos navios no final de 2025.
Estão listados a inserção de um elemento técnico, nomeadamente uma norma de combustível marítimo baseada em objetivos para a redução gradual da intensidade de GEE de um combustível marítimo. E um elemento econômico envolvendo um mecanismo de precificação de emissões marítimas de GEE.No entanto, nenhum grande avanço foi alcançado em direção a um acordo final sobre uma taxa universal, disse Guy Platten, secretário-geral da Câmara Internacional de Navegação (ICS), embora seja amplamente apoiado pela indústria de transporte marítimo como o melhor mecanismo para acelerar a transição para emissões líquidas zero até 2050.
Cerca de três quartos dos Estados da IMO agora apoiam fortemente o sistema de contribuição de GEE proposto por governos e ICS. No entanto, as preocupações levantadas por uma minoria significativa, incluindo China e Brasil, devem ser abordadas de forma simples e pragmática para construir um consenso completo, disse Platten.
Detalhes significativos permanecem sem solução em relação ao padrão de combustível proposto. No entanto, a ICS está satisfeita que sua proposta mais simples para taxas de sobretaxa de GEE continua sob consideração. Estas seriam aplicadas a navios incapazes de cumprir o acordo devido a restrições de disponibilidade de combustível.
Após revisar o rascunho da estrutura net-zero da IMO, o presidente do grupo de trabalho, em consulta com o Secretariado, preparou uma versão atualizada das emendas propostas ao Anexo VI da MARPOL. Esta versão consolida áreas de acordo e introduz novas opções de ponte possíveis para discussão posterior. Ela será anexada ao relatório do grupo para o MEPC 83 como um “trabalho em andamento” e será considerada mais detalhadamente na 19ª reunião do Grupo de Trabalho Intersessional (1 a 4 de abril de 2025), antes do MEPC 83.
Fonte: Revista Portos e Navios