LYNE SANTOS
O Porto de Santos se tornará mais competitivo e poderá atrair novas cargas nos próximos meses com o início, ontem, das operações do novo Terminal Intermodal da Standard Logística e Distribuição, em Alto Taquari, no Mato Grosso. O empreendimento, que envolve investimentos em torno de R$35 milhões, permitirá, pela primeira vez, o transporte de contêineres frigorificados com cargas do Centro-Oeste, pela malha norte da América Latina Logística (ALL) — parceira da Standard no projeto –, até o cais santista.
A princípio, serão movimentadas apenas cargas frigorificadas que são a especialidade da Standard, como as carnes de frango, suína e bovina da região, explicou o presidente da empresa, José Luis Demeterco Neto. Segundo ele, a primeira companhia a oficializar um contrato para o transporte de seus produtos foi a Sadia, sendo, inclusive, a responsável pela operação inaugural realizada ontem. A Sadia já foi pioneira, há três anos, em embarcar contêineres pela ferrovia. Em breve estaremos fechando com outros clientes.
Segundo Demeterco, a expectativa é movimentar mil contêineres por mês este ano. Para 2010, a previsão é triplicar essa média.
Para o executivo, a construção do terminal de Alto Taquari — em uma área de 93 mil metros quadrados — irá garantir maior competitividade ao Porto de Santos, com uma queda no custo do transporte de mercadorias e a atração de novas cargas para o complexo marítimo. Com a utilização da ferrovia, podemos falar em uma redução em torno de 20% no valor do frete. Se analisarmos um frete rodoviário para fazer 1.100 quilômetros, veremos que há um valor agregado alto, então qualquer diminuição que se consiga em percentual, o número absoluto é muito grande.
Além disso, Demeterco destacou que antes, quando o transporte era feito apenas por caminhões, as cargas não seguiam necessariamente para o complexo santista, mas eram levadas para a Região Sul, especialmente para os portos de Itajaí (SC) e Paranaguá (PR). Vamos trazer mais cargas para Santos.
TRAJETO
Ao todo são 1.100 quilômetros a serem percorridos do Terminal de Alto Taquari até Cubatão, onde fica a outra instalação da Standard, a poucos quilômetros do Porto de Santos. No entanto, em um primeiro momento, o trajeto será dividido entre os modais ferroviário e rodoviário, até que a linha que liga Mato Grosso à unidade da empresa no cais santista fique pronta. O trem vai percorrer 900 quilômetros até Paulínia (SP), quando então a carga será transferida para o caminhão, para ser levada até Cubatão.
Esse planejamento deve ser seguido até o final deste ano, quando será concluída a linha ferroviária entre Paulínia e Cubatão. Com a finalização das obras, que demandam investimentos em torno de R$15 milhões, os 1.100 quilômetros serão feitos apenas pelas composições da ALL. Até dezembro estará tudo pronto.
Com a nova malha ferroviária, os caminhões serão necessários só em Mato Grosso, para a movimentação das cargas até o terminal. Isso porque as fábricas estão localizadas a cerca de 500 quilômetros da unidade de Alto Taquari.
O valor a ser destinado ao ramal que chega a Cubatão integra os R$35 milhões que envolvem o projeto do terminal no Mato Grosso. Na nova unidade da Standard, foram gastos R$5 milhões. Já os outros R$15 milhões são utilizados na reforma de cerca de 350 vagões da ALL, para que possam transportar os contêineres com segurança. (A Tribuna – C6 23/07/2009)