Passageiros poderão contemplar as belezas da Baía de Vitória como o Penedo e a Terceira Ponte
A proximidade dos cruzeiros com a cidade chama atenção tanto da população quanto dos turistas
Navios de carga atravessando a Baía da Vitória, trazendo ou levando contêineres, já é uma cena comum para a maioria dos capixabas e uma atração turística para quem não conhece a capital do Espírito Santo. No próximo verão, o mesmo cenário será tomado por navios de cruzeiro, que vão atracar no Porto de Vitória. O número de embarcações de passageiros confirmadas já chega a 19. Um dos cruzeiros, inclusive, tem partida e chegada confirmadas pelo porto capixaba.
Segundo o diretor de Turismo da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Anderson Fioreti, prosseguem negociações com armadores de transatlânticos de passageiros, o que deverá elevar a quantidade de embarcações com turistas.
Os primeiros cruzeiros atracarão a partir de outubro. A vinda das embarcações é fruto da participação da CDV no Seatrade Cruise Shipping Convention, que ocorreu em Miami Beach, na Flórida, Estados Unidos, no primeiro trimestre deste ano. O evento foi uma feira voltada para cruzeiros marítimos e que é realizada anualmente.
A Seatrade Cruise Shipping Convention é um evento que concentra todos os armadores de viagens turísticas do mundo, que definem onde terão facilidades logísticas e operacionais para realizarem escalas. Além de Vitória, estavam presentes no estande da Embratur outras capitais e cidades brasileiras, que também recebem cruzeiros marítimos.
Anderson Fioreti está otimista nas negociações em curso com os armadores que foram contatados em Miami, acreditando ser possível ampliar a quantidade já confirmada de 19 transatlânticos de turistas. O diretor disse que as escalas dos 19 navios já está definida e confirmada, sendo possível dessa forma montar uma programação para a recepção dos visitantes.
Gastos
De acordo com os dados da Superintendência de Turismo da CDV, o passageiro de um transatlântico tem um gasto médio de R$ 200 por dia, valor bem superior a média do turista convencional no Brasil.
Na temporada 2006/2007, 19 mil passageiros desembarcaram em Vitória, movimentando a economia local, em especial o comércio e o receptivo turístico da Capital. Estes turistas avaliaram o atendimento como sendo bom e planejavam retornar se houvesse oportunidade. A propaganda boca-a- boca em turismo é poderosa e caso as escalas sejam captadas prepararemos uma estrutura adequada, concluiu Fioreti.(Fonte: Gazeta OnLine – Vitória,ES)