unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 13/07/09

Alcoa inaugura em setembro mina de US$ 1,5 bilhão no Pará

A multinacional norte-americana Alcoa pretende inaugurar em setembro, após três anos de obras, uma das maiores minas de bauxita do mundo em Juruti, no oeste do Pará. Além da mina, a obra, orçada em US$ 1,5 bilhão, inclui uma ferrovia e um porto.

A empresa acredita que o potencial da mina seja de 700 milhões de toneladas de bauxita. O produto vai abastecer a Alumar, em São Luís (MA), onde será transformado em alumina (usada na fabricação de vários produtos, inclusive de pasta de dente) ou alumínio.

O fato de a mina estar no meio da Floresta Amazônica exige um complexo sistema logístico. Da extração até o embarque, são 55 quilômetros de distância. Por isso, tudo é automatizado. A bauxita extraída é levada até a planta de beneficiamento por meio de caminhões.

Depois o minério é transportado em esteiras até grandes reservatórios, onde passa por um processo de lavagem para a retirada do excesso de terra. Em seguida, segue de trem até o porto. Lá, uma série de esteiras conduz a bauxita até o navio, que segue 1,6 mil km até a Alumar.

Para construir a infraestrutura do complexo, a Alcoa usou 7 milhões de toneladas de trilhos, 110 mil dormentes, 28 milhões de metros cúbicos de terra e 400 mil metros cúbicos de brita. No auge da construção, em setembro, o canteiro de obras abrigou 9,5 mil pessoas contratadas por 60 empreiteiras. (Com informações do jornal O Estado de S. Paulo)