Também foi assinado o Plano de Trabalho Simplificado com ações que farão parte do calendário de ações de 2025
Foto: Rebeca Takechi / AESCOM ANTT
Nesta quarta-feira (18/12), a sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, foi palco da cerimônia de assinatura do Termo de Parceria do Programa ANTT Coopera entre a Agência e a AMBIPAR Participações e Empreendimentos S.A. A parceria entre as instituições marca um passo importante rumo à implementação de ações de sustentabilidade no setor de transportes terrestres brasileiro, com foco na descarbonização das concessões e no fortalecimento de diretrizes e normas voltadas para a resiliência e adaptação às mudanças climáticas.
A cerimônia contou com a condução do diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, que destacou a relevância da parceria. “Sustentabilidade na ANTT vai além da questão ambiental; abrange o social, o econômico e está inserida nos próprios contratos que gerimos. Nosso objetivo é materializar projetos que são essenciais para o Brasil, sempre com foco nos usuários e no interesse público”, afirmou Sampaio. Ele ressaltou ainda que a relação com a AMBIPAR já vinha sendo construída há anos, ainda que de forma indireta, em outras frentes, como em portos, rodovias e logística, e que a parceria concretizada hoje reforça a agenda regulatória da Agência.
Além do Termo de Parceria, também foi assinado o Plano de Trabalho Simplificado com ações que farão parte do calendário de ações de 2025.
Programa ANTT Coopera: um marco na articulação institucional
O Programa ANTT Coopera, instituído pela Resolução 6.008/2023, é coordenado pela Assessoria de Relações Parlamentares e Institucionais da ANTT (AESPI/ANTT). Visa facilitar parcerias estratégicas com entidades públicas e privadas, promovendo o intercâmbio de conhecimento técnico e científico e fortalecendo a infraestrutura do setor de transportes terrestres no Brasil.
Allan Duarte Milagres Lopes, chefe da AESPI, enfatizou o caráter inovador do programa ao formalizar a parceria com a AMBIPAR. “O ANTT Coopera é nosso carro-chefe para facilitar parcerias. Em 2024, plantamos muitas sementes de cooperação; em 2025, colheremos os frutos com muito trabalho e entregas que vão beneficiar o setor como um todo””, reforçou.
Em sua fala, ele também destacou que este ano foram firmadas 20 cooperações no âmbito do ANTT Coopera, além de cinco parcerias como ACT, protocolos de intenção e memorandos de entendimento com outros países. “Essa parceria com a AMBIPAR poderá, se necessário, evoluir para um Acordo de Cooperação Técnica mais robusto”, completou Lopes.
Impacto direto na descarbonização e na resposta a emergências ambientais
A parceria firmada reflete o compromisso da ANTT e da AMBIPAR com a construção de uma infraestrutura de transportes mais sustentável e resiliente. Entre as principais ações previstas estão a elaboração de diretrizes para prevenção e resposta a emergências ambientais e a promoção de soluções práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) nos contratos de concessão do setor.
Com a iniciativa, a ANTT reforça seu papel estratégico no enfrentamento das mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que fortalece seu compromisso com a inovação e a excelência regulatória e promove estreitamento dos laços institucionais com importantes parceiros estratégicos, como é o caso da AMBIPAR.
“Nosso foco é entregar resultados palpáveis para o Brasil em 2025, fruto de um trabalho que começou agora”, concluiu o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
Fonte: ANTT