unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Na Mídia - 31/03/21

Após desencalhe do Ever Given no Canal de Suez, corrida por seguros será a próxima dor de cabeça para empresas

Cerca de 90% das cargas marítimas não são seguradas para atrasos, segundo revista especializada Lloyd’s List. Muitos podem ficar sem indenização, diz advogadoVitor da Costa31/03/2021 – 04:30

O navio Ever Given, um dos maiores porta-contêineres do mundo, é visto logo após ser desencalhado Foto: HANDOUT / VIA REUTERS
O navio Ever Given, um dos maiores porta-contêineres do mundo, é visto logo após ser desencalhado Foto: HANDOUT / VIA REUTERS

RIO — A liberação do navio de contêineres Ever Given, que obstruía o canal de Suez, pode ter dado certo alívio ao mercado internacional. No entanto, os problemas não só econômicos como também jurídicos da paralisação de uma das maiores rotas do comercio exterior devem ser sentidos nos próximos meses, incluindo a busca por indenizações de seguros.

Uma longa rodada de cobranças deve começar, com os envolvidos tentando dirimir suas perdas, após uma semana de interrupção numa das principais rotas marítimas do mundo. Hoje, a expectativa é que 140 embarcações atravessem o canal.

Entenda:  Por que o Canal de Suez é tão importante e como o navio encalhado afeta o comércio mundial

Só nesta terça-feira (30) estimativa é que 140 navios passem pelo canal, reaberto após seis dias. Autoridades estimam que fluxo, nos dois sentidos, só seja normalizado em três ou quatro dias

Só nesta terça-feira (30) estimativa é que 140 navios passem pelo canal, reaberto após seis dias. Autoridades estimam que fluxo, nos dois sentidos, só seja normalizado em três ou quatro dias

De acordo com a Lloyd’s List, revista especializada em navegação, 90% das cargas marítimas não estão seguradas em caso de atraso. Como explica o sócio do Kincaid Mendes Vianna Advogados, Lucas Leite Marques, existem tipos de seguros diferentes, e a luta das partes para conseguir o ressarcimento deve se prolongar.

No mercado de navegação, normalmente, os navios pertencem a uma empresa e são alugados para outros usuários utilizarem. É o caso do navio que encalhou, que é japonês mas está alugado para uma empresa de Taiwan.

Quem aluga paga uma taxa diária pelo uso da embarcação e, com o atraso gerado pela obstrução, esse valor irá aumentar. Além disso, mesmo com o problema em Suez resolvido, muitos desses navios irão para os mesmos portos na Ásia, levando, portanto, o congestionamento de um lugar para o outro.VEJA FOTOS DA OPERAÇÃO DE DESENCALHE DO NAVIO EVER GIVEN1 de 15 

Rebocadores alinham gigante Ever Given, no Canal de Suez. De acordo com a Autoridade do Canal de Suez (SCA), o meganavio começou a flutuar parcialmente e foi reorientado em 80% "na direção correta" Foto: HANDOUT / VIA REUTERS
Rebocadores alinham gigante Ever Given, no Canal de Suez. De acordo com a Autoridade do Canal de Suez (SCA), o meganavio começou a flutuar parcialmente e foi reorientado em 80% “na direção correta” Foto: HANDOUT / VIA REUTERS
Encalhamento causou congestionamento de mais de 450 navios, esperando para sair ou a caminho do Suez. Foto: AHMED HASAN / AFP
Encalhamento causou congestionamento de mais de 450 navios, esperando para sair ou a caminho do Suez. Foto: AHMED HASAN / AFP
Rebocador trabalha durante a noite para desencalhar navio cargueiro gigante Foto: AHMED HASAN / AFP
Rebocador trabalha durante a noite para desencalhar navio cargueiro gigante Foto: AHMED HASAN / AFP
Canal de Suez, no Egito, é rota para cerca de 12% do comércio global Foto: MOHAMED ABD EL GHANY / REUTERS
Canal de Suez, no Egito, é rota para cerca de 12% do comércio global Foto: MOHAMED ABD EL GHANY / REUTERS
Navio cavador trabalha para libertar o navio Ever Given Foto: HANDOUT / VIA REUTERS
Navio cavador trabalha para libertar o navio Ever Given Foto: HANDOUT / VIA REUTERS

Vista aérea do canal do Suez, onde o navio Ever Given ficou encalhado Foto: DigitalGlobe/ScapeWare3d / DigitalGlobe/Getty Images
Vista aérea do canal do Suez, onde o navio Ever Given ficou encalhado Foto: DigitalGlobe/ScapeWare3d / DigitalGlobe/Getty Images
Rebocadores e dragas tentando libertar o navio que quase iniciou uma crise global de logística Foto: - / AFP
Rebocadores e dragas tentando libertar o navio que quase iniciou uma crise global de logística Foto: – / AFP
Navio gigante ficou preso, atravessado no canal de Suez e impedindo a passagem em uma das rotas comerciais mais importantes do mundo Foto: MAXAR TECHNOLOGIES / via REUTERS
Navio gigante ficou preso, atravessado no canal de Suez e impedindo a passagem em uma das rotas comerciais mais importantes do mundo Foto: MAXAR TECHNOLOGIES / via REUTERS
Uma vista mostra o navio de contêiner encalhado Ever Dado, um dos maiores navios de contêiner do mundo, depois de encalhar, no Canal de Suez, Egito Foto: MOHAMED ABD EL GHANY / REUTERS
Uma vista mostra o navio de contêiner encalhado Ever Dado, um dos maiores navios de contêiner do mundo, depois de encalhar, no Canal de Suez, Egito Foto: MOHAMED ABD EL GHANY / REUTERS
Rebocadores tarbalharam durante a noite de sábado para desencalhar o gigante Ever Given Foto: AHMED HASAN / AFP
Rebocadores tarbalharam durante a noite de sábado para desencalhar o gigante Ever Given Foto: AHMED HASAN / AFP

Escavadeira foi usada para liberar bulbo do navio, que atingiu a margem do Canal de Suez Foto: - / AFP
Escavadeira foi usada para liberar bulbo do navio, que atingiu a margem do Canal de Suez Foto: – / AFP
Rebocadores egípcios trabalham para libertar o MV Ever Given (Evergreen) Foto: - / AFP
Rebocadores egípcios trabalham para libertar o MV Ever Given (Evergreen) Foto: – / AFP
Imagem de satélite da Maxar Technologies mostra o Ever Given atravessado no Canal de Suez Foto: MAXAR TECHNOLOGIES / VIA REUTERS
Imagem de satélite da Maxar Technologies mostra o Ever Given atravessado no Canal de Suez Foto: MAXAR TECHNOLOGIES / VIA REUTERS
Rebocadores tarbalharam durante a noite de sábado para desencalhar o gigante Ever Given Foto: AHMED HASAN / AFP
Rebocadores tarbalharam durante a noite de sábado para desencalhar o gigante Ever Given Foto: AHMED HASAN / AFP
O navio encalhado Ever Given, um dos maiores navios porta-contêineres do mundo, é visto depois de encalhar, no Canal de Suez, Egito Foto: HANDOUT / VIA REUTERS
O navio encalhado Ever Given, um dos maiores navios porta-contêineres do mundo, é visto depois de encalhar, no Canal de Suez, Egito Foto: HANDOUT / VIA REUTERS

Um seguro contra atrasos poderia atender aqueles que serão prejudicados nesses casos.

—  Atrasos podem acontecer em casos de guerra, bloqueios de porto e obstrução. Esse tipo de seguro é menos comum nesse mercado, podendo deixar vários prejudicados  sem indenização—  destaca o sócio do Kincaid Mendes Vianna Advogados, Lucas Leite Marques.

Veja: Nos 6 dias de encalhe, navio virou cenário para selfie e brincadeiras nas margens do Canal de Suez

Lições aprendidas

Marques prevê o início de uma corrida para diminuir as perdas. Os prejudicados irão procurar suas seguradoras que, por sua vez, também vão buscar o causador do problema para reverter o prejuízo.PUBLICIDADEhttps://24a08eec228b3231e0b1f5548a35759c.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

. Foto: .
. Foto: .

A partir deste momento, uma investigação deve ser conduzida pela autoridade que controla o Canal de Suez e pela autoridade marítima local. Mas, como alerta o especialista, não é improvável que novos pleitos sejam feitos em diferentes cortes e jurisdições na busca por encontrar o responsável e obter compensação pelos prejuízos.

Na internet:  Navio gigantesco que bloqueou o Canal de Suez ‘como uma baleia encalhada’ é alvo de memes na web e no WhatsApp

Ele ainda destaca que, uma vez encontrado, o responsável pelo dano em Suez também pode estar segurado de alguma forma, o que o levá-lo a buscar ressarcimento pelas suas perdas.

—  Pela relevância do evento, não é improvável que ocorra uma investigação de cunho  internacional, para que se tenha um efeito não só punitivo, como pedagógico.  Tudo isso terá reflexos no mercado de seguros.VEJA FOTOS DO NAVIO DE 400 METROS ENCALHADO NO CANAL DE SUEZ, NO EGITO1 de 7 

Uma equipe de elite está encarregada do desafio monumental de liberar o cargueiro Ever Given Foto: - / AFP
Uma equipe de elite está encarregada do desafio monumental de liberar o cargueiro Ever Given Foto: – / AFP
Trabalhadores são vistos próximo ao navio de contêiner que foi atingido por vento forte e encalhou no Canal de Suez, Egito Foto: Suez Canal Authority / VIA REUTERS
Trabalhadores são vistos próximo ao navio de contêiner que foi atingido por vento forte e encalhou no Canal de Suez, Egito Foto: Suez Canal Authority / VIA REUTERS
O gigante Ever Given tem mais de 400 metros de comprimento e 59 metros de largura e pesa 224 mil toneladas Foto: AHMED FAHMY / REUTERS
O gigante Ever Given tem mais de 400 metros de comprimento e 59 metros de largura e pesa 224 mil toneladas Foto: AHMED FAHMY / REUTERS
Segundo a empresa Evergreen, embarcação foi atingida por tempestade de areia e rajadas de . Incidente provocou queda do preço do barril de petróleo. Mais de 180 navios ficaram impedidos de fazer a travessia Foto: - / AFP
Segundo a empresa Evergreen, embarcação foi atingida por tempestade de areia e rajadas de . Incidente provocou queda do preço do barril de petróleo. Mais de 180 navios ficaram impedidos de fazer a travessia Foto: – / AFP
Retroescavadeira trabalha na operação para desencalhar o navio que comporta até 20.100 contêineres – um dos maiores navios do tipo no planeta Foto: - / AFP
Retroescavadeira trabalha na operação para desencalhar o navio que comporta até 20.100 contêineres – um dos maiores navios do tipo no planeta Foto: – / AFP

PUBLICIDADE

Imagem de satélite da Agência Espacial Europeia mostra Ever Given, alugado pela Evergreen Marine Corp, de Taiwan, bloqueando o Canal de Suez Foto: EUROPEAN SPACE AGENCY / via REUTERS
Imagem de satélite da Agência Espacial Europeia mostra Ever Given, alugado pela Evergreen Marine Corp, de Taiwan, bloqueando o Canal de Suez Foto: EUROPEAN SPACE AGENCY / via REUTERS
O navio encalhado Ever Given, um dos maiores navios porta-contêineres do mundo, é visto depois de encalhar, no Canal de Suez, Egito Foto: REUTERS TV / REUTERS
O navio encalhado Ever Given, um dos maiores navios porta-contêineres do mundo, é visto depois de encalhar, no Canal de Suez, Egito Foto: REUTERS TV / REUTERS

Para o advogado, o incidente em Suez deixa lições como a necessidade do estudo de  mecanismos para ampliar as vias navegáveis ou a exigência para que embarcações desse porte naveguem com outras cautelas, como o uso de rebocadores.

Socorro: Como foi a megaoperação de resgate do navio que fechou o Canal de SuezPUBLICIDADE

—  É possível que o estudo desse caso possa fazer com que se repensem regras na navegação em canais estreitos, de tamanho e porte de embarcações. Mas embarcações como o Ever Given devem continuar a ser utilizadas devido à quantidade de carga que elas conseguem transportar. Não se poderá abdicar delas —  destaca.

O MV Evergreen, que saiu da Ásia e tinha como destino Rotterdam, é a maior embarcação já encalhada no canal desde a sua criação, em 1869. O acidente ocorreu depois de fortes rajadas de vento
O MV Evergreen, que saiu da Ásia e tinha como destino Rotterdam, é a maior embarcação já encalhada no canal desde a sua criação, em 1869. O acidente ocorreu depois de fortes rajadas de vento

Pelo menos 369 navios esperavam a desobstrução do canal, incluindo dezenas de navios porta-contêineres, graneleiros, petroleiros e navios de gás natural liquefeito (GNL) ou gás liquefeito de petróleo (GLP), disse Rabie, da SCA. A expectativa é que a fila de navios só deve acabar em 4 dias.

Efeito:  Bloqueio do Canal de Suez por navio encalhado pode causar escassez mundial de papel higiênico

Fonte: Jornal O Globo