Custo com combustível aumentou; valor do frete se manteve.
Para evitar que os riscos do negócio fujam do controle, os armadores de contêineres correm para inverter a tendência de queda nos fretes principalmente no trade entre Ásia e Europa. Desesperados esforços estão em curso em uma tentativa de aumentar as taxas de frete das cargas que partem do Extremo Oriente para o continente europeu.
Na primavera do Hemisfério Norte, o lucro por Teu (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) era de US$ 150. Com o aumento do preço do bunker, os ganhos atualmente ficam em pouco mais de US$ 50.
Com a escalada dos preços do petróleo nas últimas semanas, armadores devem buscar um ajustamento do valor cobrado por Teu. Estamos sangrando até a morte, disse um executivo sênior de transporte marítimo.
Várias linhas anunciaram programas de restauração de taxas nos últimos dias, além disso, alguns armadores estão planejando cobrar, dependendo das condições, uma sobretaxa durante o pico dos embarques, que acontece no verão boreal.