O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, participou da reunião de fechamento dos leilões realizados nos últimos cinco anos junto à Bolsa de Valores do Brasil, B3, em São Paulo.
Desde novembro de 2020, aconteceram 34 leilões portuários, com previsão de investimentos na ordem de R$ 8 bilhões. Desse total, 33 foram de terminais portuários e um foi o certame de desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) – atual VPorts.
A concessão dessas áreas vai se traduzir em portos mais eficientes, modernos e capazes de atender à movimentação crescente de carga do país nos últimos anos, além de gerar mais empregos e renda para os brasileiros.
Na reunião, que fez um fechamento dos leilões ocorridos durante o mandato do diretor-geral da Agência, que iniciou-se em novembro de 2020 e encerra-se em 18 de fevereiro de 2025, foi entregue um martelo, utilizado durante os leilões, como homenagem aos anos de Nery à frente da ANTAQ.
Leilões desde 2020
Em 2024, os investimentos com os arrendamentos portuários atingiram R$ 3,7 bilhões, o maior volume desde 2020, e foram realizados dois blocos de leilões que incluíram oito terminais. Três foram no Porto de Recife (PE), esses são o REC08, o REC09 e o REC10.
Durante o ano, também foram leiloadas as áreas RIG10, no Porto do Rio Grande (RS); RDJ06, no Porto do Rio de Janeiro (RJ); ITG02, no Porto de Itaguaí (RJ); MCP03, no Porto de Santana (AP); e MAC16, no Porto de Maceió (AL).
No ano de 2023 aconteceram oito arrendamentos que somaram R$ 172,9 milhões em investimentos. Entre as áreas estão: outros termais no Porto de Maceió, o MAC11, o MAC11A, o MAC12 e o MAC15; o RIG71, no Porto do Rio Grande do Sul; os terminais POA11 e POA02, localizados no Porto de Porto Alegre (RS); e o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) no Porto de Fortaleza (CE).
O STS11 e o SUA07, localizados nos portos de Santos (SP) e Suape (PE) e a desestatização da Codesa aconteceram em 2022. No total, os investimentos previstos para as duas áreas foi de R$ 825 milhões e para o porto capixaba chegou a R$ 1,3 bilhão.
O ano com o segundo maior volume de investimentos foi 2021, com R$ 1,7 bilhão. Foram 11 terminais portuários arrendados, que estão localizados nos portos de Maceió, Fortaleza, Santana, Santos, Salvador (BA), Imbituba (SC), Itaqui (MA) e Pelotas (RS).
A lista contempla as seguintes áreas: MAC13, Tesarb, MUC01, MCP02, STS08A, SSD09, IMB05, IQI03, IQI11, IQI12, IQI13, e PELO01.
Por sua vez, em dezembro de 2020, a Agência realizou um leilão com um bloco de três terminais, ATU12 e ATU18, localizados no Porto de Aratu (BA); e o MAC10, no Porto de Maceió. O certame garantiu investimentos na ordem de R$ 377,6 milhões.
Próximos leilões
Entre 2025 e 2026, a previsão é que sejam leiloados 42 empreendimentos no setor portuário que vão garantir investimentos na ordem de R$ 18,2 bilhões.
A expectativa é que sejam realizados 20 arrendamentos e uma concessão em 2025, com investimentos na ordem de R$ 8,54 bilhões, e 17 arrendamentos e quatro concessões em 2026, com estimativa de R$ 5,91 bilhões.
Fonte: Agência Porto