Levantamento do MPor identificou conclusão de construções e serviços de modernização, docagens e reparos de embarcações que representam R$ 1 bilhão em investimentos aprovados
O Ministério de Portos e Aeroportos registrou a conclusão de 72 obras com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) em 2024. De acordo com o último balanço parcial do MPor, os investimentos dessas entregas totalizam R$ 1 bilhão em recursos aprovados do conselho diretor do fundo setorial (CDFMM). Os valores são referentes a 4 construções, 36 serviços de docagem e reparo, 31 modernizações e a uma ampliação de estaleiro.
As construções abrangem dois rebocadores portuários, 1 PSV e 1 catamarã. Entre as modernizações, 18 projetos de PSVs (transporte de suprimentos), 5 OSRV (combate ao derramamento de óleo), 4 AHTS (manuseio de âncoras), 2 RSVs (embarcações equipadas com robôs), 1 SDSV (apoio a mergulho raso) e 1 WSV (estimulação de poços). Entre docagens e reparos, destaque para 15 projetos de PSVs, 9 rebocadores portuários, 4 AHTS, 4 OSRVs, 1 gaseiro, 1 graneleiro, 1 WSV e 1 RSV.
As 4 obras de construção estão distribuídas entre: Maranhão (1), São Paulo (2) e Santa Catarina (1). As 36 docagens e reparos foram realizadas nos estados: Amazonas (4), Pernambuco (4), Rio de Janeiro (12), São Paulo (7) e Santa Catarina (9). As modernizações ocorreram em três estados: Bahia (1), Rio de Janeiro (12) e Santa Catarina (18). O projeto de ampliação do estaleiro foi computado no estado de Santa Catarina.
Fonte: Revista Portos e Navios