A Brasil Terminal Portuário (BTP) recebeu nesta quinta-feira (7), dois novos portêineres da classe super post-panamax. O navio Zhen Hua 15 atracou no terminal localizado na margem direita do Porto de Santos (SP), trazendo os equipamentos ship to shore (STS), que aumentam em 25% o número de guindastes de cais da BTP. Com esses novos portêineres, a BTP poderá operar navios de grande porte com maior segurança e eficiência. A aquisição faz parte de um pacote de investimentos de R$ 1,9 bilhão que visa à descarbonização do terminal e ao incentivo à geração de empregos na Baixada Santista.
Fabricados pela chinesa ZPMC, os portêineres possuem 94 metros de altura, alcance de 19 metros abaixo do cais e uma lança de 70 metros, possibilitando a movimentação de contêineres em até 25 fileiras dentro das embarcações e o transporte de cargas de até 65 toneladas. Totalmente eletrificados, os equipamentos estão alinhados ao objetivo da BTP de alcançar zero emissões de carbono até 2030, além de incorporarem tecnologias como TPS (posicionamento de caminhões) e LCPS (prevenção de colisão com base no perfil de contêineres), garantindo mais precisão e segurança.
O diretor de operações da BTP, Ricardo Trotti, destacou que os investimentos são parte do compromisso assumido com o governo na renovação contratual e visam ampliar em mais de 40% a capacidade operacional do terminal nos próximos anos, preparando-o para novas frotas de embarcações. Com o pacote de investimentos, a BTP também deverá aumentar sua eficiência, sustentabilidade e inovação, consolidando sua posição no Porto de Santos para os próximos 20 anos.
A operação de atracação dos portêineres foi planejada com o apoio da Autoridade Portuária de Santos (APS), Capitania dos Portos e Praticagem de São Paulo. O navio Zhen Hua 15 saiu do Porto de Xangai, na China, e passou por dois países antes de atracar com segurança no Porto de Santos. Durante a navegação, as lanças dos portêineres foram abaixadas para que pudessem passar pelos cabos de transmissão de energia do porto, e a atracação ocorreu às 12 horas no cais da BTP. Após o desembarque por trilhos, os portêineres serão instalados e devem entrar em operação em fevereiro de 2025, totalizando 10 portêineres ativos no terminal. Nos próximos anos, mais dois portêineres serão adquiridos, elevando a frota para 12.
O pacote de R$ 1,9 bilhão inclui a aquisição de equipamentos sustentáveis, a instalação de novas defensas marítimas, a automatização dos gates e reformas no pátio e nas edificações do terminal. A capacidade de cais será ampliada com a aquisição de quatro novos portêineres, sendo dois já recebidos, e a capacidade de armazenagem refrigerada aumentará de 2.108 para 3.300 tomadas. Além disso, a frota de guindastes elétricos sobre pneus (e-RTGs) será expandida para 57 unidades, com a substituição da maioria dos equipamentos existentes e a adição de novos TTs (terminal tractors), totalizando 103 unidades.
A renovação contratual da BTP até 2047 possibilita a geração de novos empregos diretos e indiretos na Baixada Santista. Hoje, a BTP conta com mais de 1.700 colaboradores, e o pacote de investimentos deve impulsionar ainda mais as contratações na região.
Fonte: Revista Portos e Navios