unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 12/11/24

Cepetro e Equinor inauguram laboratório focado no pré-sal

A partir de amostras reais de campos de petróleo e gás, o laboratório vai aprimorar modelos matemáticos para prever fenômenos em condições de alta pressão

Inauguração do Laboratório de Propriedades Termofísicas de Fluidos em Alta Pressão (PVTLab) (Foto: Ana Claudia Ketelhute/Cepetro/Unicamp)

O Centro de Estudos de Energia e Petróleo da Unicamp (Cepetro), em parceria com a Equinor, inaugurou, na segunda-feira (11), o Laboratório de Propriedades Termofísicas de Fluidos em Alta Pressão (PVTLab), com intuito de aprimorar o conhecimento sobre as condições do pré-sal brasileiro.

A instalação conta com investimentos de cerca de R$ 12,5 milhões e permitirá a simulação da produção de petróleo e gás, utilizando amostras de campos reais. O objetivo principal do laboratório é aprimorar modelos matemáticos para uma previsão mais precisa de fenômenos, como a formação de parafinas e emulsões, quando há altas pressões, contribuindo para o aumento da eficiência de operações e redução da pegada de carbono.

O PVTLab está estruturado com equipamentos capazes de simular diversas condições, possibilitando observar cenários com pressão em até 1000 bar, temperaturas até 200ºC, volumes de célula PVT de 50 ml a 500 ml. Além disso, conta com uma célula de visualização para emulsões e espumas e é uma infraestrutura preparada para trabalhar com CO₂.

“ O investimento e apoio contínuo da Equinor ao Cepetro/Unicamp são essenciais para o desenvolvimento de novas tecnologias que podem impactar diretamente a eficiência das operações de produção de petróleo, bem como sua descarbonização. Este laboratório habilita o Cepetro a trabalhar na caracterização de fluidos a alta pressão não só de óleo e gás, um grande problema para a indústria, mas até mesmo de CO2 para aplicações relacionados com captura de carbono”, disse o diretor do Cepetro, Marcelo Castro. 

“Temos um histórico muito rico com o Cepetro e a Unicamp e é recompensador ver um projeto como este saindo do papel, ajudando a Equinor a seguir sua trilha de redução de emissões em suas operações e gerando valor para a Academia e para a indústria como um todo”, declara Andrea Achoa, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Equinor Brasil.

A inauguração do laboratório fez parte da VI EPIC Conference, seminário promovido pelo Energy Production Innovation Center (EPIC), parceria entre a Equinor, Unicamp e Fapesp iniciada em 2019 que entrou em sua segunda fase em março deste ano. O Programa tem como objetivo desenvolver conhecimento e soluções em todas as etapas do gerenciamento de reservatório, para a otimização de produção visando maior eficiência e redução de emissões de carbonos líquidos.

Fonte: Revista Portos e Navios