Contrato de manutenção continuada dos canais de acesso ao Porto do Rio Grande durante cinco anos, no valor de R$ 76,7 milhões, foi assinado, na manhí de ontem, 17, pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade. A dragagem começa pelo canal e bacia de evolução do Porto Novo, com execução da empresa Bandeirantes Dragagem e Construção Ltda, do Rio de Janeiro, vencedora da licitação.
O volume a ser removido no primeiro ano é de 2,5 milhões de metros cúbicos, com investimento de R$ 29,7 milhões. O secretário de Infraestrutura lembrou que, em reunião com operadores no complexo portuário, no segundo semestre de 2007, a principal demanda apontada era relativa à continuidade de contratações de dragagem. ?A manutenção do calado é fundamental, principalmente nos perãodos de safra?, ponderou Andrade. A previsão é de que o trabalho possa começar nos próximos 15 dias.
O dirigente observou que o Porto do Rio Grande é superavitário e que a disponibilidade de receitas permite planejamento de contrato de longo prazo. Andrade citou ainda o desenvolvimento de plano diretor do sistema hidroportuário gaúcho em conjunto com a Holanda. O objetivo é transformar o Rio Grande do Sul em Estado com baixo custo logístico.
O superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, avaliou que, com calado adequado, as operações de carga tendem a crescer. ?O governo assegurou recursos expressivos?, avaliou. Também participaram da solenidade o secretário adjunto de Infraestrutura, Adalberto Silveira Netto, o superintendente de Portos e Hidrovias, Gilberto Cunha, os deputados estaduais Adilson Troca e Sandro Boka, o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP/Rio Grande), Ayres Apolinário, e o diretor-presidente da Bandeirantes Dragagem, Ricardo Sudaiha.