O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avançaram, nesta segunda-feira, 11, nas negociações para a construção do novo Porto de Cruzeiro do Sul. As obras têm início previsto para 2025.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que, sob a liderança do governador Gladson Cameli, o Deracre mantém tratativas com o DNIT há mais de um ano, para garantir um acesso mais eficiente e seguro para a população.
“Estamos há mais de um ano trabalhando para a construção de um novo porto fluvial e estamos empenhados em atender a uma necessidade histórica dos empresários locais e da população”, ressaltou a presidente.
A reunião, realizada em Brasília, contou com a presença do coordenador-geral de Obras Aquaviárias (DAQ) do DNIT, André Martins de Araújo; do diretor de Expansão e Planejamento do Deracre, Júlio Martins; da chefe da Divisão de Convênios do Deracre, Gina Maria Oliveira; e do diretor de Portos e Aeroportos do Deracre, Sócrates Guimarães.
Na ocasião, foi definido que o DNIT será responsável pela execução das obras, enquanto o governo estadual planeja adquirir a área e, futuramente, assumir a administração e manutenção do porto.
O novo porto tem como objetivo atender à demanda histórica da região, facilitando o escoamento de produtos e a chegada de insumos, o que resultará na redução dos custos logísticos no Acre e contribuirá para o fortalecimento da economia local.
Fonte: Governo do Acre