![](https://cdn-pen.nuneshost.com/images/230111-porto-de-santos.jpg)
Ministro Costa Filho afirmou, durante a feira Intermodal, que plano abrange ampliação das atuais áreas da BTP e da Ecoporto, além de estudos para levar antiga proposta de nova área para movimentação de contêineres (STS-10) para Ilha de Bagres
O ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, disse, nesta terça-feira (5), que o governo pretende avançar no planejamento estratégico do Porto de Santos (SP), que incluirá investimentos em infraestrutura, na área ambiental, dragagem, túnel Santos-Guarujá, VTMIS, entre outros aportes públicos e privados. A expectativa da pasta é apresentar o plano estratégico do complexo portuário santista em 30 dias.
Costa Filho afirmou que a estratégia de aumentar cada vez mais a competitividade do porto envolve a ampliação das atuais áreas da BTP e da Ecoporto, fazer adensamento para aumentar a competitividade de ambos. “Paralelamente, estamos trabalhando para poder estudar a Ilha de Bagres. Nossa ideia é levar a antiga proposta do STS-10 para a Ilha de Bagres. Vai fazer parte do plano estratégico”, contou.
O ministro acredita que com o investimento público e privado e com o diálogo com o setor produtivo o Brasil terá uma capacidade rápida de crescimento. “A gente vem fazendo muitas parcerias com o Porto de Santos. Em breve, nós vamos lançar o planejamento estratégico do Porto de Santos, a retomada do STS-10, em breve, na Ilha de Bagres”, destacou durante a abertura da feira Intermodal, em São Paulo (SP).
Fonte: Revista Portos e Navios