Terminal STS20 é destinado ao recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 2,5 milhões de toneladas/ano
A Hidrovias do Brasil assinou com a Secretaria Nacional de Portos o segundo termo aditivo do contrato de arrendamento de suas instalações no Porto de Santos (SP), firmado em 2020. O termo, firmado na última quinta-feira (5), prevê a expansão das áreas da balança rodoviária e do túnel do armazém T-8. O aditivo também altera o valor de arrendamento fixo proporcionalmente à nova área. O STS 20 foi arrematado pela Hidrovias do Brasil em leilão promovido em agosto de 2019.
A empresa venceu a disputa pela área com cerca de 30 mil metros quadrados no complexo portuário santista, destinada à movimentação de fertilizantes e sal, com previsão de investimento de R$ 219,5 milhões em instalações e compra de equipamentos necessários para melhoria da operação. A Hidrovias do Brasil também possui atividade logística de transporte de grãos e fertilizantes na região norte do Brasil e hidroviário nos Rios Uruguai, Paraguai e Paraná.
O escopo inicial previa o terminal da Hidrovias do Brasil no Porto de Santos com capacidade preliminar de 1,5 milhão de toneladas de carga por ano. O STS20 é destinado ao recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 2,5 milhões de toneladas por ano.
No primeiro semestre, a Hidrovias do Brasil e a Rumo, concessionária de ferrovias, iniciaram parceria para uma logística integrada, em projeto para o transporte de fertilizantes em Santos (SP). A operação prevê o transporte de fertilizantes na margem direita do Porto de Santos, integrando o terminal portuário STS20, operado pela Hidrovias do Brasil, ao transporte ferroviário. Ao todo, espera-se um volume anual aproximado de 500 mil toneladas de fertilizantes, com uma média de 20 vagões por dia.
Fonte: Revista Portos e Navios