A MSC Cruzeiros, a divisão de cruzeiros do gigante marítimo suíço MSC Group, alcançou uma queda na intensidade de emissões de carbono de 33,5% desde 2008 e está a caminho de atingir sua meta de redução de 40% antes de 2030, revelou a empresa em seu relatório de sustentabilidade para 2022.
“Continuamos a examinar cada milha de nossos itinerários, resultando em uma velocidade média de 15,75 nós em nossa frota em 2022, abaixo dos 17,55 em 2018 – uma redução de 10%. Continuamos a avançar na digitalização do nosso programa de eficiência energética. Em 2022, concluímos a instalação do Oceanly Performance em todos os navios de nossa frota. Essa plataforma permite o monitoramento contínuo de milhares de pontos de dados brutos sobre posição, velocidade, clima, carga do motor, medidores de vazão, consumo de combustível, medidores de torque e todos os outros equipamentos de bordo conectados a um coletor de dados central”, disse a empresa .
O principal cruzeiro visa tornar-se neutro em carbono até 2050, no entanto, à medida que a empresa aumenta sua frota, suas emissões absolutas de carbono também aumentam.
Conforme explicado por Pierfrancesco Vago , presidente executivo da MSC Cruzeiros, alcançar emissões líquidas zero exigirá mais do que encontrar mais eficiências operacionais, o que significa investimentos em novas tecnologias e a mudança para combustíveis renováveis.
A MSC Cruzeiros optou pelo GNL como uma alternativa mais limpa aos combustíveis marítimos convencionais.
A empresa investiu cerca de três bilhões de euros em três navios de cruzeiro movidos a GNL: o primeiro, “MSC World Europa”, zarpou em dezembro de 2022; o segundo, o “MSC Euribia”, juntou-se à frota em junho de 2023; o terceiro – “MSC World America” – está sendo construído pela Chantiers de l’Atlantique e será lançado em 2025.
Além do GNL, a energia em terra é uma parte importante dos esforços de descarbonização da empresa.
A MSC está expandindo o número de portos onde seus navios podem se conectar às redes elétricas em terra para pelo menos 15 novos portos entre 2024 e 2026.
O novo plano de energia em terra 2024-2026 inclui Miami, junto com Barcelona e Valência, na Espanha; Stavanger e Norfjordied, Noruega; Copenhague, Dinamarca; Marselha, França; Roterdã, Holanda; Valeta, Malta; Estocolmo, Suécia; e pelo menos cinco portos italianos.
A capacidade de energia em terra foi instalada em todos os novos navios da MSC Cruzeiros desde 2017. Juntamente com os retrofits concluídos em outras embarcações, 67% da capacidade total da MSC Cruzeiros está equipada com a tecnologia. Mais navios serão adaptados à medida que os portos em seus respectivos itinerários disponibilizarem energia em terra.
Fonte: Revista Portos e Navios