As atividades com a Petrobras estavam previstas para começar em outubro; a sonda sairá do Estaleiro Rio Grande (RS) em direção ao Rio de Janeiro para finalizar as preparações
O contrato da sonda Norbe VIII com a Petrobras terá início em novembro de 2024, informou o COO (diretor de Operações) da Foresea, Heitor Gioppo, em publicação feita pela companhia na sexta-feira (27). De acordo com o último Fleet Status da Foresea, lançado em agosto, o contrato estava previsto para começar em outubro.
Este contrato foi assinado em setembro de 2023, com duração de três anos. Desde o começo de setembro deste ano, o Norbe VIII está no Estaleiro Rio Grande (RS) para serviços de reparo e revisão geral.
Em um primeiro momento, foi executado um trabalho de manutenção de classe, que é feito a cada cinco anos e, após essas atividades, a empresa realizou um trabalho de adequação para o contrato em questão.
O plano da Foresea é que a sonda saia do estaleiro no final de setembro e vá em direção ao Rio de Janeiro, a fim de finalizar a preparação do Norbe VIII.
O Norbe VIII é um navio-sonda de 6ª geração com capacidade de operar em lâmina d’água de até 3.048 m, equipado com sistema de tecnologia de perfuração com pressão (Managed Pressure Drilling).
Até agosto de 2024, estava em serviço para o consórcio de Libra – no qual a Petrobras é operadora –, e faz parte da frota da Foresea, que é composta por outras quatro sondas: ODN I, ODN II, Norbe VI e Norbe IX, todas com contratos ativos.
Fonte: Revista Brasil Energia