A concorrência prevê a retirada e destinação de estruturas de seis poços localizados na Baía de Todos os Santos, um deles próximo à refinaria Acelen

A Petrobras vai contratar serviços de abandono permanente de poços de completação a seco, descomissionamento de jaquetas e remoção de poços de petróleo, gás ou água localizados na costa oeste da Bahia. O edital de licitação foi lançado na última quinta-feira, 3, e as propostas vão ser recebidas no dia 10 de junho.
O edital prevê a execução do serviço, por 360 dias, em seis poços de completação a seco na Baía de Todos os Santos, a maior parte deles localizada no município de Itaparica. As lâminas d’água variam de meio a 15 metros. Em Itaparica, as profundidades variam de 750 m a 900 m.
Um único poço está localizado ao Sul da Refinaria Acelen (antiga Mataripe), entre a Ilha de Maré e o terminal Madre de Deus. Segundo a Petrobras, “alguns poços de Itaparica estão posicionados em lâmina d’água extremamente rasa, semelhante a banco de areia que aflora na maré baixa”.
A empresa que vencer a licitação vai responder por todo processo de descomissionamento das estruturas. Uma das obrigações é desenvolver um projeto, com cronograma, de destinação das jaquetas e os equipamentos associados. Vai caber à vencedora também a limpeza dos materiais.
A Petrobras, no entanto, pode “optar por não executar o descomissionamento da jaqueta e arrasamento do sexto poço (próximo à Refinaria de Mataripe)”, como afirmou no edital.
Fonte: Revista Brasil Energia