unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 09/04/25

Petrobras busca métodos de IA para processamento de dados sísmicos

Companhia também procura uma solução funcional que integre tecnologias, mecanismos digitais e otimização sistêmica para identificar o tipo de Libra, no âmbito do programa Conexões para Inovação

Foto: Divulgação Petrobras

A Petrobras divulgou duas oportunidades no âmbito do programa Conexões para Inovação, sendo ambas no módulo “Cooperações Tecnológicas”.

A primeira oportunidade, chamada “Métodos Avançados de Inteligência Artificial para Processamento de Dados Sísmico”, possui, como objetivo, o desenvolvimento e a implementação computacional para treinamento e inferência de método de IA em quatro finalidades diferentes: 

  1. para criação de modelo de velocidades inicial para inversão de onda completa (FWI); 
  2. para obtenção de uma fonte adjunta complexa (exemplo: fontes adjuntas de transporte ótimo) a partir de uma fonte adjunta simples (exemplo: fonte adjunta L2); 
  3. para separação de tiros (deblending) em dados sísmicos, com foco na geometria de aquisição nodes; e 
  4. para atenuação de ruídos reais (denoising) em dados sísmicos, com foco em modelos não supervisionados e auto-supervisionados.

A oportunidade também visa a aplicação de métodos contemporâneos na abordagem dos quatro objetivos mencionados acima – incluindo, mas não se limitando, a operadores neurais, modelos de difusão, modelos fundacionais e modelos de atenção. Além disso, a solução também deve avaliar a possibilidade de trazer informações das equações físicas para os modelos de IA (Physics-informed AI) utilizados na abordagem dos quatro objetivos mencionados. As propostas devem ser enviadas até o dia 17 de abril.

Já a segunda oportunidade, chamada “Integração de Tecnologias Avançadas p/ Proposição, Controle e Simulação de Libra”, tem como objetivo desenvolver solução funcional que integre tecnologias digitais (RA, RV, IA, ML, Blockchain, IoT …), mecanismos digitais e otimização sistêmica para identificar o tipo de Libra, assim como propor sua respectiva matriz de execução; para controlar e auditar sua instalação e remoção em unidades de produção de gás (de modo que um teste seja realizado na Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas – UTGCAB) e, também, para potencializar o acesso e manutenção da documentação relacionada a atividade considerando as premissas da Petrobras. As propostas para esta oportunidade devem ser enviadas até o dia 26 de abril.

O módulo “Cooperações Tecnológicas” funciona como um processo seletivo sistematizado e contínuo para seleção de parceiros tecnológicos pela Petrobras. A companhia oferece suporte financeiro e cooperação com o seu corpo técnico para o desenvolvimento dos projetos. Universidades, empresas de todos os portes e ICTs, no Brasil e no exterior, podem participar do módulo.

O Conexões para Inovação é o programa de inovação aberta da Petrobras. Ele é dividido em sete módulos: Aquisição de Soluções, Encomendas Tecnológicas, Cooperações Tecnológicas, OpenLab, Residentes, Startups e Transferência de Tecnologias.

Fonte: Revista Brasil Energia