unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 13/11/24

Petrobras lança edital para afretar até 3 WSSVs

Além das embarcações de apoio ao estímulo de poços de petróleo, licitação prevê a prestação de serviços técnicos especializados e fornecimento de produtos químicos

A Petrobras pretende afretar três embarcações do tipo WSSV (Well Stimulation Support Vessels). O edital, lançado na última segunda-feira (11), também prevê a prestação de serviços técnicos especializados de tratamentos químicos, estimulação e correlatos, em poços de petróleo, gás e outros, como também em linhas e dutos. Outro objeto desse processo será o fornecimento de produtos químicos. A abertura das propostas está prevista para o próximo dia 4 de dezembro.

O certame terá quatro lotes e será realizado em modo de disputa fechado com o menor preço total (por lote e por embarcação) como critério de julgamento. De acordo com as regras, serão levados em consideração a soma dos valores: (1) do afretamento, com os fatores de ponderação do consumo de combustível, e da nota do Peotram (Programa de Excelência Operacional no Transporte Aéreo e Marítimo – modal Marítimo); (2) da prestação dos serviços; (3) e dos produtos químicos.

Para os serviços de estimulação e correlatos haverá exigência mínima de 40% de conteúdo local. Esse percentual será de 20% tanto para o fornecimento de produtos químicos, como para o afretamento da embarcação. Nos três casos será exigida a comprovação por Certificado de Conteúdo Local (CCL).

Para o contrato de afretamento das embarcações tipo WSSV, a presente licitação é restrita aos fornecedores pré-qualificados. A comissão de licitação informou que as empresas prestadoras de serviços de estimulação interessadas que não estiverem aprovadas na pré-qualificação de afretamento de embarcações especiais deverão solicitar pré-inscrição. Caso a embarcação vencedora seja de bandeira estrangeira, além do contrato de serviço de poço, será necessário assinar um contrato de serviços de operação da embarcação.

A frota de apoio offshore que trafega em águas jurisdicionais brasileiras (AJB) tem 4 WSVs, duas de bandeira brasileira e duas de bandeira estrangeira, todas da Bram Offshore, do grupo norte-americano Edison Chouest. O dado é relatório mais recente da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam) e do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), com informações relativas a setembro.

Na nomenclatura Syndarma/Abeam os WSV (Well Stimulation Vessel) são embarcações utilizadas para a estimulação de poços de petróleo, dotadas de equipamentos para monitorar e melhorar a produtividade dos poços em operação. A estimulação de poços é uma intervenção feita para aumentar a produção, melhorando o fluxo de hidrocarbonetos a partir da área de drenagem no poço.

Fonte: Revista Portos e Navios