A Petrobras vai investir US$ 174 bilhões até 2013, sendo 91% dos recursos destinados ao Brasil. Os números foram apresentados na quarta-feira passada (17) pelo gerente executivo de Estratégia Empresarial da empresa, Celso Fernando Lucchesi, durante seminário sobre o papel das empresas estatais na crise econômica, no Ministério do Planejamento.
De acordo com Lucchesi, esses investimentos vão gerar demanda de mais de 240 mil novos empregados para a empresa. Ele informou que uma parte será treinada pela Petrobras e outra, buscada em indústrias e em outros setores cujo trabalho já atenda à necessidade da empresa.
“Nós vamos ao mercado contratar serviços para construir refinarias, unidades de produção, sondas, dutos. Pelo cálculo, nós vamos precisar de 243 mil pessoas, além das que já temos, para atender a essa demanda”, explicou.
Cerca de 60% do valor a ser investido será em exploração e produção – o que já inclui os investimentos iniciais na camada pré-sal. “Daqui até 2020 serão investidos US$ 111 bilhões no pré-sal. É que esse plano que estamos apresentando vai até 2013, e o pré-sal deve começar a tomar fôlego depois de 2013”, disse Lucchesi.
Os 40% restantes serão repartidos entre refino, petroquímica, gás e energia, biocombustíveis e investimentos internacionais.
Fonte: Tn Petróleo / Acesso: 22/06/09