A iniciativa, chamada Transitioning Industrial Clusters, reúne stakeholders dos setores público e privado de clusters industriais que queiram reduzir suas emissões de dióxido de carbono equivalente (CO₂e)
A Prumo Logística, juntamente com as empresas HIF Global e Fuella, ambas com contratos assinados no hub de hidrogênio do Porto do Açu, anunciou a adesão à iniciativa Transitioning Industrial Clusters do Fórum Econômico Mundial.
A iniciativa reúne stakeholders dos setores público e privado de clusters industriais que queiram reduzir suas emissões de dióxido de carbono equivalente (CO₂e). Com a adesão, o Porto do Açu se torna o primeiro membro latino-americano da iniciativa, com o objetivo de atingir uma redução anual de 26,6 milhões de toneladas de CO₂e até 2050.
O cluster de baixo carbono do Açu prevê a produção de hidrogênio de baixo carbono, amônia verde e e-metanol, combinando energia renovável diretamente da rede com o desenvolvimento de uma planta solar e parques eólicos offshore. Além disso, inclui projetos para produção de combustível de aviação sustentável (SAF) e um hub para produção de HBI (ferro briquetado a quente).
Segundo Rogério Zampronha, CEO da Prumo, infraestruturas cruciais para o comércio global, como os portos, desempenham um papel essencial como elos em várias cadeias de abastecimento e serão fundamentais para a descarbonização de setores de difícil abatimento de emissões, como a indústria marítima e siderúrgica.
A HIF Global produz e-combustíveis em suas instalações HIF Haru Oni, no sul do Chile, e está desenvolvendo instalações de e-combustíveis em escala comercial nos EUA, Uruguai e Austrália. Já a Fuella, empresa norueguesa, se define como uma desenvolvedora e operadora de usinas de hidrogênio e amônia verde.
Fonte: Revista Brasil Energia