Com investimento de R$ 163 milhões, a PortosRio concluiu a dragagem do Canal Principal — já homologada pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro — elevando a profundidade de 15 para 16,2 metros e permitindo o aumento do calado operacional para 15,30m.
Na prática, isso significa que o Porto do Rio está preparado para receber gigantes como os navios da classe New Panamax, com até 366 metros de comprimento e capacidade para 15 mil TEUs!
A ampliação, que beneficia os dois terminais de contêineres do Porto — Rio Brasil Terminal e MultiRio — também permite a operação de navios com maior volume de carga, com acréscimo estimado de até 700 TEUs por embarcação.
“Estamos comprometidos em modernizar a infraestrutura do Porto do Rio e ampliar sua capacidade operacional, garantindo sua posição como polo estratégico do comércio internacional. Investimentos como este são essenciais para atender às crescentes demandas do comércio marítimo global, aumentar a competitividade do porto e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico”, destaca Francisco Martins, presidente da PortosRio.
Fonte: Agência Porto