![](https://cdn-pen.nuneshost.com/images/190513-sbm-offshore-logomarca.jpg)
A SBM Offshore assinou contrato com a Waigaoqiao Shipbuilding para a construção de um casco de FPSO. O FPSO adotará o design Fast4Ward da SBM Offshore e terá uma capacidade de armazenamento de 2,3 milhões de barris de petróleo bruto. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2024.
A Waigaoqiao já entregou dois cascos FPSO para a SBM Offshore e tem outro atualmente em construção no estaleiro.
O contrato acontece na sequência da carta de intenções que a SBM Offshore recebeu da Petrobras para um contrato de locação e operação de 25 anos para um FPSO a ser implantado no campo de Búzios, na Bacia de Santos.
De acordo com o contrato, a SBM Offshore é responsável pela engenharia, aquisição, construção, instalação e operação do FPSO. A SBM Offshore projetará e construirá o FPSO “Almirante Tamandaré” usando o programa Fast4Ward, que incorpora o casco multipropósito Floater (MPF) da empresa, combinado com vários módulos de topsides padronizados.
A Waigaoqiao Shipbuilding, fundada em 1999, é uma subsidiária integral da China CSSC Holding Ltd., empresa de capital aberto controlada pela China State Shipbuilding Corporation (CSSC).
Fonte: Revista Portos e Navios