unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/09/24

Seadrill e Oil States Industries firmam colaboração estratégica

O objetivo da colaboração é combinar o sistema MPD Integrated Riser Joint (IRJ) da Oil States com a frota da Seadrill. Esses recursos reduzirão o tempo de operação da plataforma, segundo a Oil States

Foto: Divulgação Oil States

A Seadrill e a Oil States Industries firmaram uma colaboração estratégica não exclusiva para combinar o sistema MPD Integrated Riser Joint (IRJ) da Oil States com a frota da Seadrill, “permitindo que a Seadrill dê grandes passos em direção a uma capacidade MPD padronizada em todas as operações realizadas pela sua frota”, segundo comunicado divulgado pela Oil States nesta terça-feira (17). O MPD (Managed Pressure Drilling) é uma técnica adaptada na perfuração convencional.

Segundo a empresa, que é subsidiária da Oil States International, o sistema IRJ é mais compacto, mais leve e mais seguro de manusear, permitindo que a plataforma permaneça no centro do poço durante o teste/recuperação de vedações de mancais (elemento de máquina que serve como apoio fixo para a transmissão mecânica em elementos girantes, como eixos e rolamentos).

“Esses recursos reduzirão o tempo de operação da plataforma e o Non-Productive Time (NPT) para ganhos de eficiência operacional, fornecendo à Seadrill uma vantagem estratégica”, afirmou a Oil States Industries na publicação. “A Oil States tem orgulho de apoiar a Seadrill em seu objetivo de definir novos padrões em operações de MPD”, completou.

A Seadrill possui uma frota de 18 embarcações, sendo que 15 estão em contratos ativos. Deste total, seis estão no Brasil: West Auriga (cujo contrato vai de dezembro de 2024 até dezembro de 2027); West Carina (novembro de 2022 até novembro de 2025); West Jupiter (dezembro de 2022 até novembro de 2025); West Polaris (dezembro de 2024 até dezembro de 2027); West Tellus (janeiro de 2023 até janeiro de 2026) e West Saturn (outubro de 2022 até outubro de 2026, sendo que este último possui opções pendentes até setembro de 2030).

Todas as unidades estão afretadas pela Petrobras, com exceção da West Saturn, cujo contrato foi fechado com a Equinor. Os dados são do Fleet Status Report mais recente da Seadrill, divulgado no dia 5 de agosto.

Fonte; Revista Brasil Energia