unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/12/24

TCP recebe primeiro navio com novo calado operacional no Porto de Paranaguá

A TCP, administradora do Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu, na última sexta-feira (13), o navio San Marco Maersk, o primeiro a operar com o novo calado de 12,60 metros. Com 333 metros de comprimento, 48 metros de largura e capacidade para 9.669 TEUs, o porta-contêineres inaugura uma fase estratégica para o terminal. A ampliação do calado, de 12,10 para 12,60 metros, permite transportar até 400 TEUs adicionais por navio e aumenta a segurança das operações. Segundo Carolina Merkle Brown, gerente comercial da TCP, o novo calado torna o terminal mais competitivo globalmente, beneficiando clientes com operações mais ágeis e eficientes. O serviço Samba, do qual o San Marco Maersk faz parte, conecta a América do Sul à Europa, facilitando o comércio internacional.

O aumento do calado operacional foi autorizado pela revisão da portaria 306/2024/APPA, homologada pela Portos do Paraná em novembro, com parecer favorável da Marinha do Brasil e da Praticagem. Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, destacou que a mudança permite receber navios maiores, reduzindo tempos de espera e otimizando operações. Rafael Stein, gerente institucional da TCP, afirmou que o ganho de capacidade impulsionará a economia local e fortalecerá a competitividade do terminal.

A TCP, administradora do Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu, na última sexta-feira (13), o navio San Marco Maersk, o primeiro a operar com o novo calado de 12,60 metros. Com 333 metros de comprimento, 48 metros de largura e capacidade para 9.669 TEUs, o porta-contêineres inaugura uma fase estratégica para o terminal. A ampliação do calado, de 12,10 para 12,60 metros, permite transportar até 400 TEUs adicionais por navio e aumenta a segurança das operações. Segundo Carolina Merkle Brown, gerente comercial da TCP, o novo calado torna o terminal mais competitivo globalmente, beneficiando clientes com operações mais ágeis e eficientes. O serviço Samba, do qual o San Marco Maersk faz parte, conecta a América do Sul à Europa, facilitando o comércio internacional.

O aumento do calado operacional foi autorizado pela revisão da portaria 306/2024/APPA, homologada pela Portos do Paraná em novembro, com parecer favorável da Marinha do Brasil e da Praticagem. Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, destacou que a mudança permite receber navios maiores, reduzindo tempos de espera e otimizando operações. Rafael Stein, gerente institucional da TCP, afirmou que o ganho de capacidade impulsionará a economia local e fortalecerá a competitividade do terminal.

 ampliação do calado foi viabilizada após obras de derrocagem submarina no canal de acesso ao porto, que removeram 20 mil metros cúbicos de rochas, aprimorando as condições de navegação. Atualmente, a TCP conta com 25 escalas semanais e ampla cobertura global, consolidando-se como um importante hub logístico no Brasil.

Fonte: Portos e Navios