A West Burton Energy, dona de usina a gás de 1,3 GW e de sistema de armazenamento de bateria de 49 MW, será operada pela joint venture entre a TotalEnergies (50%) e a EPUKI (50%)
A TotalEnergies vendeu 50% de sua participação societária na West Burton Energy à EPUKI, subsidiária da EPH, segundo comunicado divulgado na segunda-feira (16). A West Burton Energy foi adquirida em junho deste ano, e a companhia francesa já pretendia revender a metade desde sua compra.
A West Burton Energy possui a usina a gás West Burton B, com três turbinas de ciclo combinado (CCGT) totalizando 1,3 GW. Além disso, tem um sistema de armazenamento de bateria de 49 MW no Reino Unido.
“Graças a esta operação, estamos ajustando nossa capacidade de geração flexível líquida em 700 MW, o que é consistente com a capacidade necessária para suportar nosso crescimento de energias renováveis no Reino Unido”, disse, no comunicado, a vice-presidente sênior de Energia Flexível e Integração da TotalEnergies, Sophie Chevalier.
Segundo a vice-presidente, a integração entre ativos flexíveis e renováveis auxiliará o objetivo de retorno de 12% até 2030 do negócio de Energia Integrada da TotalEnergies.
A EPUKI é a divisão do Reino Unido da Energetický a průmyslový holding (EPH), um grupo da República Tcheca com foco em energia. Desde 2015, a EPUKI tem atividades no mercado de energia do Reino Unido e da Irlanda.
Fonte: Revista Portos e Navios