Arquivo/Divulgação
Subsidiária da Petrobras atendeu demanda de estaleiros por mais tempo para analisar exigências e fazer consultas ao mercado sobre edital, que tem 20 interessados entre empresas nacionais e estrangeiros
A Transpetro prorrogou, até 8 de novembro, o prazo para recebimento de propostas no processo de licitação pública para a aquisição de quatro navios da classe Handy, de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB). O anúncio, feito nesta quarta-feira (25), atende a demanda de estaleiros e demais interessados que sinalizaram a necessidade de mais tempo para analisar as exigências do edital e fazer consultas ao mercado em relação à precificação das obras dos futuros ativos. Os interessados ganharam cerca de um mês, já que o prazo anterior se encerraria no dia 6 de outubro. A empresa informou que, até o momento, mais de 20 empresas nacionais e estrangeiras manifestaram interesse no edital, que foi lançado em julho deste ano.
Em nota, a Transpetro informou que a decisão atende a diversos pedidos de empresas interessadas, que registraram essa demanda na sala de colaboração do portal Petronect, plataforma de negociações eletrônicas na qual o edital está publicado. De acordo com a empresa, as demais etapas divulgadas no lançamento do processo estão mantidas, com a divulgação do estaleiro vencedor e assinatura do contrato previstas para dezembro deste ano.
Durante a 18ª Navalshore, em agosto, o presidente da Transpetro, Sergio Bacci, havia dito que a expectativa era que as propostas fossem apresentadas dia 6 de outubro e que o vencedor deste primeiro processo fosse conhecido ainda em 2024. Na ocasião, ele admitiu a possibilidade de extensão do prazo em alguns dias, por demanda dos participantes, mas ponderou que não comprometeria o cronograma porque havia uma pequena margem.
A Transpetro pretende lançar um total de quatro editais ligados ao programa de renovação e ampliação da frota da companhia (TP 25). Segundo a companhia, os trâmites de governança para a aprovação do próximo lote de navios previstos no programa já foram iniciados, com a publicação dos próximos editais estimada para ocorrer entre o final de 2024 e começo de 2025.
A expectativa é que o segundo edital tenha como objetivo a construção de novos gaseiros para a frota da empresa. A Transpetro tem intenção de lançar os editais do programa a cada seis meses. O cronograma da concorrência prevê o lançamento do primeiro navio Handy para o primeiro semestre de 2026 e o último até meados de 2028.
A empresa considera que o programa foi baseado em análises técnicas e de governança, aliadas à expertise técnica da empresa. “O processo licitatório é robusto e conta com mecanismos que garantirão condições muito competitivas aos proponentes e, principalmente, o melhor preço”, ressaltou a companhia.
Fonte: Revista Portos e Navios